Área de recreação pode receber cerca na Praça dos Ferroviários

Proposta deverá ser debatida entre moradores, comerciantes e vereadores

Na última sessão da Câmara de Montenegro foi aprovado o requerimento do vereador Cristiano Von Braatz (PMDB), sobre a manutenção e segurança da Praça Leonel de Moura Brizola (Praça dos Ferroviários), com pedido de cercamento da área de recreação das crianças.

De acordo com o legislador, a iniciativa de propor o debate foi motivada porque os vereadores foram procurados por uma comitiva de moradores e comerciantes do entorno da Praça. “Eles nos trouxeram algumas preocupações com relação ao uso do local”, relata.

A ideia é de cercar o espaço de playground das crianças, justamente para dar mais segurança aos pequenos. “Ali tem areia e como é aberto os animais vão e fazem as suas necessidades e depois as crianças brincam nesse local, acabam tendo contato com a urina e fezes que podem resultar em um problema de saúde”, alerta.

Outro motivo que justifica o cercamento da pracinha é a preocupação com o descarte de garrafas de vidro. “Há pessoas que vão ali de noite, usam o espaço e acabam largando sacos plásticos, garrafas, até, muitas vezes, garrafas que estão quebradas, que podem ficar ocultas dentro da areia e ai uma criança pode até se machucar”.

Além pedido de proteção da área de recreação, o requerimento inclui, ainda, o trânsito na rua do Engenho, falta de banheiros na Praça e mais iluminação pública.

“Convidamos diversos setores do Executivo, moradores e comerciantes para podermos debater este assunto, visando proporcionar segurança, saúde, mais lazer e ainda uma relação harmoniosa entre comerciantes e moradores que utilizam a Praça”, completa Braatz.

Alziro Lopes acredita que o cercamento tranquilizará usuários

Moradores próximos também pedem mais segurança
Alziro Martins Lopes, vizinho da Praça, conta que a rua Santos Dumont possui grade movimento e que, para os pais que vão à pracinha com os filhos, é perigoso sem uma proteção. “Eu acredito que seria mais seguro, tanto para as crianças, quanto para impedir que os brinquedos sejam quebrados por vândalos”, afirma.

Gérson da Silva, diz que o local sofre com diversos problemas

Gérson Vargas da Silva, aposentado, mora a pouco mais de um ano na rua do Engenho e vê o movimento na praça. Seja de famílias que vão ao local tomar chimarrão, crianças que brincam na areia e até os estudantes que usam o lugar para ensaios. “Vemos as crianças ali brincando na areia em que os animais fazem suas necessidades, onde pode ter caco de vidro e tantas outras situações perigosas para as crianças”, relata. Gérson defende que a Praça deveria ter um olhar mais atento das autoridades, já que é utilizando por tantas pessoas.

Moradores da região encaminharam ofício ao Ministério Público solicitando que ambulantes sejam proibidos no local após 22h, por causarem perturbação. O pedido foi também de mais policiamento, iluminação pública e ainda que fosse implantada a Vigilância Municipal noturna para coibir vandalismos na praça e nas residências do entorno.

O MP afirma que a responsabilidade é da prefeitura e não pode interferir na atividade administrativa. Mas instaurou inquérito civil para encaminhar as demandas dos moradores.

A prefeitura diz que não recebeu reclamações, solicitações e nem protocolos com as demandas. A Secretaria do Meio Ambiente, responsável pela manutenção do espaço, afirma que frequentemente faz podas nas árvores, capinas e varre as calçadas, além de recolher o lixo, nas segundas e sextas-feiras.

Uma das justificativas é a preocupação com cacos de garrafas de vidro

Últimas Notícias

Destaques