Proposta deverá ser debatida entre moradores, comerciantes e vereadores
Na última sessão da Câmara de Montenegro foi aprovado o requerimento do vereador Cristiano Von Braatz (PMDB), sobre a manutenção e segurança da Praça Leonel de Moura Brizola (Praça dos Ferroviários), com pedido de cercamento da área de recreação das crianças.
De acordo com o legislador, a iniciativa de propor o debate foi motivada porque os vereadores foram procurados por uma comitiva de moradores e comerciantes do entorno da Praça. “Eles nos trouxeram algumas preocupações com relação ao uso do local”, relata.
A ideia é de cercar o espaço de playground das crianças, justamente para dar mais segurança aos pequenos. “Ali tem areia e como é aberto os animais vão e fazem as suas necessidades e depois as crianças brincam nesse local, acabam tendo contato com a urina e fezes que podem resultar em um problema de saúde”, alerta.
Outro motivo que justifica o cercamento da pracinha é a preocupação com o descarte de garrafas de vidro. “Há pessoas que vão ali de noite, usam o espaço e acabam largando sacos plásticos, garrafas, até, muitas vezes, garrafas que estão quebradas, que podem ficar ocultas dentro da areia e ai uma criança pode até se machucar”.
Além pedido de proteção da área de recreação, o requerimento inclui, ainda, o trânsito na rua do Engenho, falta de banheiros na Praça e mais iluminação pública.
“Convidamos diversos setores do Executivo, moradores e comerciantes para podermos debater este assunto, visando proporcionar segurança, saúde, mais lazer e ainda uma relação harmoniosa entre comerciantes e moradores que utilizam a Praça”, completa Braatz.
Moradores próximos também pedem mais segurança
Alziro Martins Lopes, vizinho da Praça, conta que a rua Santos Dumont possui grade movimento e que, para os pais que vão à pracinha com os filhos, é perigoso sem uma proteção. “Eu acredito que seria mais seguro, tanto para as crianças, quanto para impedir que os brinquedos sejam quebrados por vândalos”, afirma.
Gérson Vargas da Silva, aposentado, mora a pouco mais de um ano na rua do Engenho e vê o movimento na praça. Seja de famílias que vão ao local tomar chimarrão, crianças que brincam na areia e até os estudantes que usam o lugar para ensaios. “Vemos as crianças ali brincando na areia em que os animais fazem suas necessidades, onde pode ter caco de vidro e tantas outras situações perigosas para as crianças”, relata. Gérson defende que a Praça deveria ter um olhar mais atento das autoridades, já que é utilizando por tantas pessoas.
Moradores da região encaminharam ofício ao Ministério Público solicitando que ambulantes sejam proibidos no local após 22h, por causarem perturbação. O pedido foi também de mais policiamento, iluminação pública e ainda que fosse implantada a Vigilância Municipal noturna para coibir vandalismos na praça e nas residências do entorno.
O MP afirma que a responsabilidade é da prefeitura e não pode interferir na atividade administrativa. Mas instaurou inquérito civil para encaminhar as demandas dos moradores.
A prefeitura diz que não recebeu reclamações, solicitações e nem protocolos com as demandas. A Secretaria do Meio Ambiente, responsável pela manutenção do espaço, afirma que frequentemente faz podas nas árvores, capinas e varre as calçadas, além de recolher o lixo, nas segundas e sextas-feiras.