Durante esta semana, diversas atividades estão sendo realizadas em comemoração à Semana de Meio Ambiente. A programação, que envolve a comunidade, instituições de ensino e parceiros, ocorre até o dia 8 de junho. Na manhã dessa terça-feira, 4, ocorreu uma palestra sobre arborização na Câmara de Vereadores, ministrada pelo botânico e diretor da Arboriza, Flavio Barcelos, que abordou temas como redes de energia aéreas, iluminação, leis ambientais, entre outros.
Barcelos destacou que a população deve saber que a arborização é de exclusiva responsabilidade dos órgãos públicos, assim como a importância da poda correta. “A arborização pública é um serviço público e precisa ser baseada em um planejamento. Árvores devem sempre ser podadas apenas o necessário. Só as frutíferas têm períodos definidos de poda, só em alguns meses. Nas outras, o serviço deve ser realizado nos 12 meses do ano”, explicou.
Para o palestrante, árvores nunca são o problema, e sim, a solução, um bem indispensável. “Se tiver que retirar uma árvore de algum local e replantar, replanta. A execução da poda no sistema de raízes de uma árvore deve ser vista como a última alternativa de manejo, deve-se ter uma poda de equilíbrio.”
Já no período da tarde, o secretário do Meio Ambiente de Montenegro, Adriano Campos Chagas, ministrou outra palestra, com o tema “Água contaminada, perigo invisível”. A programação vai até o próximo sábado, dia 8, quando encerra com uma subida até o topo do Morro São João, atividade aberta à comunidade.
Programação da Semana do Meio Ambiente
Data: 05-06
Atividade: Passeio do mascote Chuvisco pelas instituições e comunidades para divulgação da proteção do meio ambiente
Data: 06-06
Horário: Das 9h às 14h
Local: Câmara de Vereadores
Atividade: Exibição do curta metragem “Ilha das flores”, em evento aberto à comunidade
Data: 07-06
Horário: Das 9h às 16h
Local: Estação da Cultura
Atividade: Dia do Descarte Correto
Data: 08-06
Horário: 9h
Atividade: Subida ao Morro São João, aberta a toda a comunidade