Homenagens às mães marcaram o último dia do evento

A 2ª Mostra Literária do Colégio Estadual Engenheiro Paulo Chaves, de Maratá, encerrada nesse sábado, dia 19, contou com uma série de atividades. O diversificado cronograma, desenvolvido desde quarta-feira, 16, teve encontro com os escritores Gerson Kauer e Marcia Martiny, Hora do Conto, com a pedagoga Juliana Schneider e apresentação de DJ. O encerramento foi marcado por homenagens dos alunos pelo dia das mães.

A programação também teve palestra sobre educação financeira e caminhada das escolas do município em razão do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Nos quatro dias de evento na instituição de ensino, atualmente com 190 anos das séries iniciais até o Ensino Médio, também foi realizada uma feira do livro.

“O nosso objetivo é incentivar o gosto e o hábito pela leitura, trazendo, inclusive, escritores da região para um bate-papo com os alunos”, comenta a diretora Elisângela Oliveira, enfatizando a participação massiva dos estudantes e da comunidade em geral.

Emoção na homenagem: Ângela e a filha Maitê

Com os alunos do Ensino Médio, foi trabalhada a obra “O pequeno príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry. Eles gravaram um vídeo e desenvolveram um jogo de perguntas e respostas em um aplicativo sobre a publicação. São 20 questões com 20 segundos para cada resposta. O projeto foi desenvolvido pela professora Tiéle Henzel.

Durante o encerramento da Mostra, os pequenos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, apresentaram a peça de teatro “Era uma vez”, baseada nas histórias infantis contadas pelas mamães. No final, ainda cantaram uma música, para desmanchar as homenageadas. “Foi muito lindo. A minha princesa em um conto de fadas”, comenta a monitora de creche, Ângela Mara de Vargas, 41 anos, emocionada com a participação da filha Maitê Alexandra Paulus, 6, na festa. “A parte que mais gostei foi a que cantamos todos juntos”, conta a menina.

A também monitora de creche Fabiane Feyh, 42, mãe de Cauê Pietro Lerner, 8, também estava feliz. “É bem gratificante ver os filhos participando e nos homenageando”, comenta.

Cauê e Fabiane também participaram do encerramento

A tarde teve ainda, entre as atividades, uma apresentação musical do aluno do 1º ano do Ensino Médio, Taylor Alledrandt, 18, interpretando “Ser humano ou anjo”. “Todo ano, canto essa música, até para o Dia dos Pais já tenho uma coisa preparada”, diz, com certa dose de mistério. Ele solta a voz desde os 4 anos. (

Deixe seu comentário