Segundo o presidente Laureno, a sede teve primeiro piso construído apenas com recursos próprios

um dos projetos é conseguir computadores para oferecer aulas aos aposentados

Na tarde dessa quarta-feira, 15, a Apopesmont, realizou evento oficial de inauguração de sua sede. No evento, toda a diretoria esteve presente além de representantes do legislativo e Secretaria de Saúde; o prefeito Gustavo Zanatta e demais nomes relevantes para a construção do local. Na oportunidade, o presidente Laureno afirmou que o evento de inauguração é a realização de um sonho. “É um momento único, depois de tanto sonharmos e onde cada vez mais as dificuldades eram maiores. É graças aos parceiros e profissionais que nos deram suporte e, lógico, nossos associados que nos dão este suporte financeiro para que a gente chegasse onde chegamos”, ressalta.

Laureno destaca que, a partir de agora, a Apopesmont pode, de fato, trabalhar. “Com o tempo, a Associação foi tomando forma dentro da sociedade, ainda de maneira tímida, mas acho que a partir de nós termos o nosso chão próprio, agora nós podemos começar a trabalhar um pouco mais para fora e trazer cada vez mais pessoas. Esse espaço aqui não é só para a diretoria, e sim o aposentado e pensionista”, finaliza. Zanatta aproveitou a oportunidade para agradecer a Apopesmont pelo árduo trabalho em prol dos idosos da cidade e colocou a Administração Municipal à disposição da Associação.

Abertura do laço da fita deu início ao evento de inauguração da sede

Entidade precisa de associados
Fundada em 1986, a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Montenegro, a Apopesmont, está há 35 anos atuando como medidora dos aposentados, oferecendo espaço para amenizar o abandono social do idoso. Ao longo dos anos, diversas ações foram realizadas para beneficiá-los através de parcerias e descontos em, por exemplo, aulas de ginástica, fisioterapia, fonoaudióloga, ótica, quiropraxia, distribuidora de gás e água, entre outros. Atualmente, o objetivo não mudou: andar lado a lado dos idosos na cidade, garantindo seu bem estar.

Mas, para que isso ocorra, a Apopesmont precisa de associados, número que reduziu durante a pandemia. “A gente precisa aumentar o quadro social de associados, porque nos mantemos com a contribuição. Há cerca de 20 mil aposentados no município, e nós temos mais ou menos 160. Precisamos de aderência para poder garantir mais programas aos idosos”, destaca o presidente, Laureno Aloisio Renner. A entidade também busca projetos para captação de recursos através do Fundo Monetário Internacional e Conselho Municipal do Idoso.

Zanatta cumprimentou a diretoria e colocou a Administração Municipal à disposição da Apopesmont

Obra do segundo piso está parada
Além do intuito de seguir oferecendo programas aos idosos, a Apoposmont também está em processo de construção do segundo piso da sede. Laureno explica que tudo já construído foi com recurso próprio, mas que nos dias atuais, a obra está parada. “É totalmente inviável continuarmos agora, pois acabaram os recursos. Não temos como dar seguimento”, ressalta.

No primeiro piso da sede, localizada na rua Ramiro Barcelos, 2600 e recém inaugurada, fica a área social com espaços de confraternizações e banheiros. Esta parte, a princípio, passará para o segundo piso após conclusão da obra e, embaixo, o plano é a construção de salas com diversos serviços à disposição dos idosos. Uma ação que tem ajudado a arrecadar verba, de pouco em pouco, é o brechó da Associação, realizado na sede mesmo, com funcionamento de segunda a sexta-feira, na parte da tarde. Os itens são vendidos a partir de R$ 5,00.

Sem um bom quadro de associados, tudo fica mais difícil para a Apopesmont, por isso, a construção da sede ainda é prioridade, mas, enquanto não obtém recursos, a Associação foca em outras realizações. O presidente destaca que está buscando maneiras de conseguir a doação de computadores para fornecer aulas aos aposentados. Segundo Laureno, a ideia segue o exemplo de São Sebastião do Caí.

Laureno observa o espaço para construção do segundo piso e afirma que já tem bons planos para o local

Deixe seu comentário