Com a chegada do verão e o aumento da proliferação dos mosquitos, o combate à Dengue se torna ainda mais urgente. A Vigilância em Saúde de Montenegro intensifica suas ações, com uma equipe de 30 profissionais trabalham na prevenção da doença. No entanto, para que as medidas sejam eficazes, é fundamental o apoio da população local.
Além de eliminar focos de água parada em terrenos e residências, os moradores devem colaborar permitindo o acesso dos agentes de saúde. A equipe da Vigilância em Saúde é facilmente identificada, pois os servidores utilizam jalecos e crachás, além de realizarem visitas domiciliares para inspeção e coleta de larvas para análise.
Outra estratégia importante no enfrentamento da Dengue é o uso de armadilhas de oviposição, as chamadas ovitrampas, que ajudam no monitoramento e controle do mosquito Aedes Aegypti nos bairros. Este ano, já foram identificados focos de Dengue em 18 comunidades do município.
Quando ovos do mosquito são encontrados, os agentes intensificam a visitação naquela área específica e reforçam a aplicação de BRI, um inseticida preventivo aplicado em pontos estratégicos, como as paredes das casas. Esse produto tem efeito repelente, ajudando na contenção da proliferação do Aedes Aegypti.