Equilibrar as refeições e não abusar dos alimentos calóricos pode fazer a diferença na ceia. Foto: Laiala Pithan

A ceia da virada não precisa ser calórica nem gordurosa para ser gostosa

Assim como acontece na ceia de Natal, as celebrações de Ano-novo também são repletas de tentações difíceis de resistir. Contudo, saber equilibrar as refeições e não abusar dos alimentos calóricos e dos doces durante o Réveillon pode fazer a diferença para quem deseja entrar 2019 com mais saúde e disposição.

A agenda de compromisso nesse período do ano é extensa e se divide entre confraternizações, formaturas, férias, entre outros eventos gastronômicos que se transformam em uma verdadeira prova de resistência. Apesar de parecer difícil, a nutricionista Laiala Pithan esclarece que é possível montar uma ceia mais saudável e, é claro, saborosa. Para tanto, ela faz algumas observações importantes para o período do ano.

“Com tantas opções de entretenimento e a rotina tumultuada de encerramento do ano, a prática de exercícios físicos regulares também são interrompidos em um momento que se torna ainda mais essencial, que é quando exageramos pelo excesso de comida à nossa volta”, ressaltou Laiala. “O exercício é nosso aliado”, completou.

Ainda, conforme a nutricionista, é importante que as pessoas não deixem de ser alimentar regulamente, fracionando suas refeições para 6 a 7 vezes por dia, evitando assim, passar por mais de 3 horas sem ingerir algum alimento. “Leve um lanchinho junto na bolsa, no carro, ou deixe dentro da gaveta do seu trabalho mesmo”, disse. “Frutas secas, biscoitos integrais e cereais em barra, são alternativas saudáveis.”

Para quem será anfitrião na festa da virada, a orientação é planejar um cardápio leve. É possível organizarmos um bom e delicioso jantar com refeições reduzidas em açúcar e gordura. Sobremesas com frutas e saladas, como entrada é uma das opções. “Assim, podemos agradar ainda mais nossos convidados que também estão preocupados em cuidar do corpo nesta estação do ano”, destaca Laiala.

Durante o verão, época mais quente do ano, a hidratação merece atenção especial. A dica é sempre ter uma garrafinha de água por perto. Água de coco, chás gelados e sucos com frutas refrescantes como abacaxi, limão, melão e melancia, são boas opções para substituir refrigerantes e cervejinhas.

“A maior relevância desta época é podermos celebrar a união e confraternização com pessoas especiais. Apesar da comida ser uma forma de comemoração, deixemos de focar a atenção a mesa e festejamos a vida e o novo ano que se inicia. E que as metas sejam também uma mudança de hábitos, almejadas em ganhar e adquirir mais e mais saúde para todos nós”, acrescenta a nutricionista.

Para ajudar a montar uma ceia de virada de ano saudável e saborosa, a nutricionista receita um prato especial. Confira a dica e boas festas de fim de ano.

Salmão com crosta de gergelim e risoto de quinoa com limão siciliano
Ingredientes para o salmão:
-4 postas de salmão de 100 g (ou 1 por pessoa);
-Gergelim preto e branco;

O salmão com crosta de gergelim pode ser opção para a ceia da virada . Foto: reprodução internet

-Azeite;
-1 colher de chá de pimenta caiena;
-Sal rosa a gosto.

-Ingredientes para o risoto:
-Azeite (a gosto);
-2 colher de sopa de cebola roxa;
-1 colher (sopa) de limão siciliano;
-350g de quinoa cozida em água com sal;
-150ml de creme de ricota;
-130g de queijo parmesão;
-Sal e pimenta-do-reino (a gosto);
-Suco de 1 limão siciliano;
-Manjericão picado fresco;
-1 colher (sopa) de manteiga;
-1 cenoura ralada;
-100 g de amêndoas em lascas torradas.

Modo de preparo do risoto: refogue, com azeite, a cebola, o alho e o limão em conserva. Junte 350g de quinoa cozida e deixe refogar por mais dois minutos. Adicione o creme de leite e cozinhe por cinco minutos. Acrescente o queijo parmesão e tempere com pimenta-do-reino. Inclua as passas e misture. Finalize com gotas de limão, manjericão picado e manteiga. Na hora de servir, coloque a cenoura ralada e verifique os temperos.

Modo de preparo da quinoa crocante: em uma assadeira colocar 50 g de quinoa cozida. Coloque 1 colher de sopa de azeite. Asse por 15 min a 180° ou até dourar. Polvilhe sobre o risoto

Deixe seu comentário