Prefeito em exercício visitou a instituição para conferir as melhorias

Conquista. Comunidade escolar lutava por ares-condicionados desde 2016

Após muitas tratativas e reuniões, enfim, o prédio da Emei Adenillo Edgar Rübenich – a escola Tio Riba – recebeu a tão esperada instalação dos aparelhos de ar-condicionado nas salas de aula. Ontem, dia 7, o prefeito em exercício, Cristiano Braatz, esteve na instituição de ensino para conferir os aparelhos instalados, acompanhado de uma representação da secretaria de Educação e Cultura (Smec), da direção da escola e do Círculo de Pais e Mestres (CPM). Ao todo, 11 salas foram contempladas.

Logo após a inauguração da Tio Riba, já em 2009, o forte calor chamou a atenção para a necessidade dos climatizadores. Em 2016, escola e CPM passaram a cobrar com mais força a instalação dos ares – tão necessária para o atendimento dos cerca de 220 alunos da Educação Infantil. Foram necessárias muitas discussões e análises, principalmente por causa da rede elétrica, que não tinha a capacidade necessária para o consumo dos novos aparelhos.

A distribuidora de energia RGE Sul acabou tendo que ampliar a rede externa, aumentando a carga – ação que foi custeada em parceria com o Município. Os aparelhos e a instalação foram pagos com recursos próprios da escola.

Um dos que iniciou as cobranças para o andamento da instalação enquanto vereador, Braatz disse que a visita de ontem deu-se para acompanhar o resultado do trabalho iniciado em 2016. “A escola tem um CPM muito ativo aqui e isso é muito importante”, destacou. Na ocasião, o prefeito passou por outras salas da instituição de ensino, onde a direção apontou outras das necessidades de melhorias na escola.

Conforme a representante da Smec presente na visita, Ana Paula Ferreira Pires, a maioria das escolas municipais da educação infantil tem ar condicionados. A Emei Santo Antônio, inclusive, solicitou recentemente a instalação de uma subestação para comportar a carga de novos aparelhos a serem instalados, visto que, lá, não há mais espaço na rede – não bastando apenas uma ampliação, como a feita na Tio Riba.

Deixe seu comentário