Moradores registram alteração na cor da água Foto: Reprodução

Moradores de diversos bairros de Montenegro registraram uma alteração na coloração da água saída das torneiras. Pelo menos desde segunda-feira, 24, algumas pessoas já notaram uma diferença na cor da água em suas residências. Segundo a Corsan, o problema já foi solucionado e é questão de tempo para a normalização total.

Morador do bairro São Paulo, Gilberto Durayski, relatou que a água começou a apresentar a mudança na manhã de segunda-feira, 24, na sua casa. Já Sabrina da Silva, moradora da Santo Antônio, explica que o problema já persiste a mais tempo. “Às vezes diminui e às vezes piora, até achei que era os meus canos aqui, mas vi no Face que é geral”, conta.

Sabrina acredita que logo o problema deve solucionar, e enquanto isso declara não tomar a água. “Uso da bombona pra tomar e fazer comida”, completa.

Segundo o engenheiro responsável pelo abastecimento da Corsan, Ângelo Marcelo Faro, esse foi um problema gerado pela falta de energia na cidade no domingo, 23. “Pararam as duas estações de tratamento e as estações de bombeamento ao mesmo tempo. Com as quedas de energia os motores ficaram arrancando e parando, não nos deu tempo sequer de tomar uma providência. E isso fez com que a água ‘sacudisse’ dentro da rede, e com isso houve um pequeno desprendimento de manganês, que é um elemento químico natural da água”, explica.

Ele esclarece que o manganês não oferece risco nenhum, mas como está nessa forma de desprendimento altera a coloração da água. “Essa água é totalmente potável, o pessoal acha até que é barro, mas não, não é nada que prejudique a saúde, que crie problemas, é algo bem natural, que simplesmente vai ficando aderido na parede do tubo”, completa.

O engenheiro declara que na segunda-feira, 24, a Corsan já tomou providências e solucionou o problema, mas como ocorreu em toda a cidade não há possibilidade e fazer o expurgo em toda a rede. A expectativa é que logo ocorra toda a diluição da água e normalização da situação.

Deixe seu comentário