Rafael explica que a ação busca conscientizar a comunidade sobre o descarte do lixo

O Dia do Descarte Correto (DDC) é na próxima quinta-feira e você já pode ir se organizando para dar um destino adequado aos eletrodoméstico e eletrônicos que deixou de usar em casa. A ação será no Centro, na Praça Rui Barbosa, das 8h às 16h, sem interrupção ao meio dia, dentro da programação da Semana Municipal da Água. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Rafael de Almeida, a data tem o objetivo principal de conscientizar a comunidade sobre o descarte do lixo.

“A ideia do Dia do Descarte Correto não é que seja um simples serviço de coleta, o foco principal é orientar a população para a responsabilidade do lixo, que é do poder público, mas também é do munícipe”, observa Almeida. “É importante o cidadão entender que tem responsabilidade sobre o seu lixo e assim compreender como deve separar e descartar”, acrescenta.

Neste dia, o setor fará o recolhimento de eletrônicos, eletrodomésticos da linha branca, pilhas, baterias pequenas, vidros e óleo de cozinha (armazenados em garrafas PET). Todo o material recolhido será separado e dado o destino final. A ação é somente para pessoas físicas, não se aplicando às empresas.

Na última edição, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente recolheu uma caçamba de oito metros cúbicos de eletroeletrônicos, em torno de mil garrafas, quase 94 litros de óleo, e lâmpadas foram 200 do tamanho grande e 150 das pequenas. “Achamos que foi bom, pela época que foi feito. Mas esperamos que esse volume diminua cada vez mais pela conscientização da população”, detalha a assessora especial e chefe de Educação Ambiental da SMMA, Joana dos Santos.

Ainda, segundo a assessora, para o próximo ano a pasta tem se organizado para trabalhar a gestão de resíduos sólidos com ações nos bairros e nas escolas. “Queremos levar para as escolas, para que se mobilizem e possam influenciar os pais e vizinhos sobre o descarte correto do lixo”, projeta. Para esse ano, a SMMA ainda deve realizar uma ação na escola do Sesi.

Em caso de chuva, o Dia do Descarte Correto será transferido para o Parque Centenário.

Deixe seu comentário