Voluntários ajudaram a remover lixo descartado incorretamente ao longo do Cais do Porto das Laranjeiras. Foto: Prefeitura de Montenegro

Uma ação realizada na manhã deste sábado, dia 12, retirou da orla do Cais do Porto das Laranjeiras cerca de 250 quilos de lixo. O ato foi promovido pela promovida pela secretaria municipal de Meio Ambiente (SMMA) como parte do Mês do Meio Ambiente e contou com a participação de funcionários da Prefeitura, da Corsan, agentes da Patrulha Ambiental da Brigada Militar e voluntários.

Ana Lúcia combinou ação em prol do meio ambiente com seu amor pela fotografia

Moradora das proximidades do rio Caí, Ana Lúcia Reidel, 51 anos, participou como voluntária da ação. Amante da fotografia, ela aproveitou o momento para combinar a ação em prol do meio ambiente com o seu hobby. “Essa região aqui da cidade de Montenegro é muito bonita”, destacou. “Eu acho que manter limpa (a orla) mantém a natureza viva. E o rio tem que ser cuidado!”, reforçou.

O comandante do Pelotão Ambiental de Montenegro – a Patram –, o tenente Luís Fernando da Silva destacou que a ação teve como finalidade chamar a atenção da comunidade montenegrina para a importância do descarte adequado de resíduos. “Eles (os resíduos) acabam muitas vezes no leito do Rio Caí”, apontou. Ele reforçou, ainda, que a limpeza foi uma ação conjunta de conscientização.

Ronei Cavalheiro (E) destacou que é possível amenizar impactos no meio ambiente se cada um fazer sua parte

O chefe do serviço de Educação Ambiental da SMMA, Ronei Cavalheiro, mostrou-se contente com a participação de cerca de 30 pessoas na ação, entre voluntários e funcionários das entidades que auxiliaram na atividade. Ele salientou que a ideia é manter atividades como a limpeza da orla do Rio Caí e a subida do Morro São João ao longo de todo o ano e não apenas no mês alusivo ao Meio Ambiente. “Cada um fazendo a sua parte a gente consegue amenizar um pouco os impactos ambientais”, destacou.

Margens foram alcançadas de barco por agentes da Patram e também por grupo de remadores. Foto: Divulgação/Patram

Deixe seu comentário