Em meio à intensa chuva do último sábado, a Câmara de Vereadores acolheu a cerimônia de posse da mesa diretora da Academia Montenegrina de Letras. A professora Cristina Wolffenbüttel assumiu a presidência da entidade, fundada em 2014.
Entre as metas para a gestão 2017-2018, a presidente aponta o fomento à leitura e a reverência aos patronos que dão nome às cadeiras da academia. “Queremos cada vez mais intensificar as ações de estímulo à leitura na região. Realizamos um Sarau em abril e teremos outros no segundo semestre.”
Cristina é docente da Uergs em Montenegro, que promove, em parceria com o campus de Porto Alegre, o projeto de extensão A Arte de Ler. “Temos na TV Cultura do Vale uma vez por mês um programa com foco nas poetisas para a promoção da leitura”, aponta Cristina.
O ex-presidente Gelson Weschenfelder abriu a sessão e entregou o cargo à sucessora, que logo em seguida chamou o colega para compor a mesa diretora na condição de segundo tesoureiro. “Fundamos a academia e, além disso, catalogamos os escritores da cidade, criamos uma pequena biblioteca dos escritores do Vale do Caí e ainda nesse período propusemos a criação do Dia da Literatura Montenegrina, comemorado em 31 de julho”, relata.
Hoje a academia possui 16 imortais, mas a ideia é ampliar para 40. Os encontros ocorrem uma vez por mês pela diretoria e duas assembléias gerais por ano, além de sessões solenes.

novos integrantes
Presidente: Dra. Cristina Rolim Wolffenbüttel
Vice-Presidente: Delmar Bertuol Alves da Silva
Primeira Secretária: Dra. Maria Isabel Petry Kehrwald
Segunda Secretária: Simone Maria dos Santos Dörr
Tesoureiro: Alexandre Steffen
Segundo Tesoureiro: Dr. Gerson Vanderlei Weschenfelder
Conselho Fiscal: Bernardo Alberto Schneider, Oscar Bessi Filho, Alfredo Roque Colling, Isaura Viegas de Mattos
Suplentes: Eduardo Kauer Pereira, Carlos Fernando Leser

Compartilhar

Deixe seu comentário