Comunidade esteve presente na solenidade
No último sábado, 30, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Acácia Negra realizou a cerimônia de posse da nova patronagem e do Conselho de Vaqueanos para a gestão 2025/2026. O evento ocorreu no salão da Associação dos Caminhoneiros de Montenegro, no Potreiro Grande, devido à ausência de uma sede própria. Esta, inclusive, está em construção e já alcançou 60% de conclusão.
A solenidade foi marcada pela presença da comunidade local, reforçando o papel do CTG como um dos pilares da cultura tradicionalista. Durante a cerimônia, o então patrão João Silveira passou a bandeira da entidade para Volmar Maciel, simbolizando a continuidade do trabalho. O momento também contou com o Juramento Crioulo, liderado pelo coordenador da 15ª Região Tradicionalista, Edgar Barnasque dos Santos.
Valorização cultural e artística
As apresentações artísticas emocionaram o público presente, destacando o trabalho realizado nas invernadas artísticas do CTG. A Invernada Pré-Mirim, composta por crianças de 4 a 8 anos, roubou a cena com sua performance, demonstrando a importância da iniciação cultural desde cedo. As invernadas Mirim e Juvenil também foram concluídas, sob a cooperação de Simone Belter e Aline Dupont, mostrando a continuidade e o futuro promissor da entidade.
Legado e expectativas para o futuro
João Silveira, que deixou o cargo de patrão, destacou os desafios enfrentados durante sua gestão, principalmente devido à falta de uma sede própria, mas celebrou as conquistas. “Com trabalho em equipe e dedicação, conseguimos avanço em nossos objetivos. Tenho plena confiança na nova patronagem liderada por Volmar Maciel e desejo sucesso nesta nova etapa”, afirmou Silveira, que continuará contribuindo para a conclusão do Galpão do CTG Acácia Negra, agora oficialmente na gestão de obras e captação de recursos do CTG.
Por sua vez, o novo patrão Volmar Maciel assumiu o compromisso de manter as tradições e fortalecer a entidade, priorizando a finalização da sede e a ampliação das atividades culturais e sociais. Após a posse, os participantes desfrutaram de um jantar com churrasco tradicional que reuniu cerca de 400 pessoas, acompanhados de um show do Grupo Timbre Gaúcho, com participação especial de Lobisomem, nome artístico de José Edmar do Avellar Duarte.

Lista da nova patronagem
Patrão: Volmar Maciel
Vice-patrão: Amilton Teixeira Osório
2º Vice-patrão: Paulo Brito
1º Tesoureiro: Daniel Alexandre Kock
2º Tesoureiro: Luis Antonio Steigleder
1ª Secretária: Elisandra Leite de Almeida
Coordenação Artística e Cultural: Josiane Maria Rambor, Francisco José da Silva, Fátima Eliane Machado, Junior Santarém e Paulo Brito
Capataz de Campeira: Pedro Ibrail Machado
2º Capataz: Edival Lopes
Casal Social: Juliano Hack e Tatiane da Silva Bilhar