Entidades convidam para a Feira e a realizar contribuições aos projetos

Feira. Montenegrinos podem resolver dúvidas e saber quais entidades recebem a doação do Imposto de Renda

Abrace Montenegro, essa é uma iniciativa que visa conscientizar a população, que declara Imposto de Renda (IR), a realizar a doação de até 6% do imposto para entidades e projetos desenvolvidos em Montenegro. Neste sábado, 24, a Praça Rui Barbosa receberá uma feira especial, onde instituições explicarão à população sobre os projetos aptos a receber o benefício e como realizar o processo.

A ação é realizada por várias entidades, que desejam a permanência de parte dos valores do IR na cidade. “Nosso maior desafio com o evento é começar a construir, aos poucos, essa conscientização da comunidade de Montenegro para que invista nestes projetos”, destaca Naja Souza, coordenadora de voluntariado da ONG Global Communities. A organização é responsável por orientar e auxiliar as instituições e projetos da cidade na captação de recursos.

Representante dos contabilistas de Montenegro, Lúcia Elena da Motta Haas destaca que há um esforço por parte dos colegas da contabilidade em incentivar os clientes. “Se todos os contribuintes do modelo de declaração completa deixassem os 6% aos projetos de Montenegro, teríamos cerca de R$ 500 mil por ano”, destaca Lúcia.

O evento acontece das 8h30min às 12h e espera a visita da população montenegrina. Haverá brinquedos para as crianças, lanches, food trucks e outras atrações para as famílias, principalmente as declarantes do imposto. Na manhã de quinta-feira, 22, representantes do Conselho Municipal do Idoso e da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Montenegro (Apopesmont) esteve no Ibiá para reforçar o convite ao evento.

Glorinha Esswein, presidente em exercício do Conselho do Idoso, Bruno Negruni, presidente da Apopesmont, e o membro da associação, Laureno Renner, destacaram a necessidade da presença dos contribuintes e declarantes do Imposto de Renda. “É importante saber sobre esta possibilidade que vai ajudar entidades. Não vai onerar ninguém”, afirma Negruni.

Prazo para algumas doações é até dezembro
As pessoas físicas que declaram o Imposto de Renda pelo modelo completo podem doar até 6% do total do imposto anual, por meio de depósito ou indicação. Quem recebe o benefício são entidades e projetos vinculados aos conselhos municipais da Criança e do Adolescente, e do Idoso.

No entanto, as contribuições financeiras destinadas aos projetos vinculados ao Conselho Municipal do Idoso e ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente devem ser realizadas até o último dia útil bancário do mês de dezembro. Em março e abril do próximo ano ainda há a possibilidade de repassar 3% do imposto para as ações voltadas às crianças e adolescentes.

As contas bancárias de cada projeto serão divulgadas na Feira Abrace Montenegro, onde também serão explicados os passos para a destinação e comprovação dos valores doados. Segundo o chefe da agência da Receita Federal de Montenegro, Mauro Roberto Medina, quem tiver restituição de Imposto de Renda pode contribuir. “O contribuinte é restituído, recebe a integralidade do imposto com o acréscimo do valor doado”, afirma.

Deixe seu comentário