Pelas ruas de Montenegro, população já sente o impacto das baixas temperaturas há vários dias

Inverno será marcado por geadas e temperaturas despencando e chuva abaixo da média

É hora de guardar as mangas leves e tirar os casacos, luvas, toucas, mantas e cobertores do fundo do roupeiro. Dividindo opiniões, o Inverno chegou, mas, não é de agora que os moradores da região Sul do Brasil estão sentindo o gelado da estação. No Vale do Caí, diversas cidades já haviam registrado geada antes mesmo que o outono se despedisse. Para quem gosta de dias frios, a notícia é boa. Segundo Instituto meteorológico Clima Tempo, já no início da semana que vem as temperaturas despencam na região do Vale do Caí e os termômetros podem chegar a 1°C com geada em Montenegro na terça-feira, dia 29.

Mas, nem tão boa notícia assim para quem gosta bastante chuva. A simulação da Universidade de Colúmbia indica um Inverno com chuva abaixo da média histórica para a região. Vale lembrar que isso não significa que não vão existir períodos chuvosos, até porque, ainda segundo o Instituto, nas cidades do Vale do Caí, já por quarta-feira, 23, a chuva deve marcar presença.

Antes mesmo da chegada do Inverno, montenegrinos já se prepararam para a estação mais fria do ano

A meteorologista Ana Clara Marques reitera a análise da Universidade e explica que apesar de a região Sul ser a única que deve apresentar eventos frequentes de chuva, até mesmo de forte intensidade devido às frentes frias numerosas, o fenômeno não dura muitos dias. Assim, o ar frio e seco predomina na maior parte do Inverno, mantendo a região ainda com baixas temperaturas, mas bons dias de sol. O alerta é para as massas de ar frio de origem polar. Algumas podem ser muito fortes causando resfriamento intenso e bastante geada.

Shirley Kreibich, sócia de um estabelecimento de Montenegro, afirma que para ela e a loja, a estação é favorável para vendas. “As vendas aumentam nessa época porque temos muito item para o inverno. Toca, mana, meia, essas coisas. Quando tem muitos dias de frio intenso seguidos, daí vende bastante”, destaca.

Deixe seu comentário