Foto: Reprodução banco de imagens

Biquínis e sungas sendo retirados do guarda-roupa. Isso significa que a temporada de corpos mais expostos começou. E que, para muitas pessoas, é hora de queimar as calorias acumuladas na cintura durante os meses mais frios. Para isso, nada melhor do que acompanhamento nutricional e educador físico.

Uma coisa é fato: para reduzir medidas é preciso queimar calorias e isso exige movimentação. Separamos 10 exercícios que ajudam a entrar em forma.

1- Corrida
O gasto calórico da corrida varia muito. Da velocidade, do tempo e também do terreno. Correr na rua, intercalando trechos planos com inclinações, tem uma queima de calorias diferentes da corrida em esteira. Mas mesmo no ambiente fechado – e seguro – da academia, esse é um dos exercícios que mais ajuda a emagrecer. Alguém que corre a uma velocidade de 10km/h por uma hora, queima até 650 calorias.

2- Kickboxing
A modalidade que mistura técnicas do karatê e do boxe, com movimentos aeróbicos trabalha a musculatura do corpo todo. Com alta queima calórica, é uma aposta e tanto para quem deseja reduzir medidas e modelar a silhueta. Uma aula de 1h de duração elimina entre 500 e 800 calorias, dependendo do rendimento do praticante.

3- Ciclismo
Assim como a corrida, essa prática esportiva pode ser praticada por quem curte exercício em academia ou quem ama estar ao ar livre. E a queima calórica também muda muito conforme a intensidade da prática. Porém, os equipamentos utilizados nas academias simulam muito bem a prática em alta intensidade. Uma pessoa de 70 quilos perde cerca de 600 calorias andando de bicicleta por 1 hora entre 19 e 22 km/h.

4- Treinamento funcional
Uma hora dessa atividade feita com intensidade pode queimar até 1000 calorias. Mas não é fácil manter essa intensidade por longo tempo. Em geral, as aulas costumam durar 45 minutos, com gasto calórico de 800 calorias. O bacana dessa prática é que ela pode mesclar os exercícios, tornando o treino divertido.

5- Musculação
Depende da sequência de exercícios, da quantidade de repetições e da carga utilizada, mas é fato que a musculação também colabora para o emagrecimento pela queima calórica que gera, mesmo que essa seja menor que alguns exercícios aeróbicos. O gasto aqui pode ir de 150 até 400 calorias em 1h. Mas, após esse período o corpo segue queimando calorias na manutenção do músculo.

6- Natação
Em uma aula de natação você queima 540 calorias, em média. Na prática esportiva, são realizados movimentos que oferecem um grande condicionamento físico através de toda a estimulação de sistemas cardiovasculares.

7- Boxe e Muay Thay
Além do gasto calórico, aqui vale destacar que são práticas que aliviam o estresse e ainda contribuem para a coordenação motora. Super definidoras musculares, além de queimar calorias, as lutas fazem maravilhas por braços e pernas. Em uma aula você pode dar adeus a 700 calorias.

8- Zumba
Durante 1 hora de aula, é possível queimar cerca de 800 calorias, além de se divertir na aula de dança em grupo. Acelerar o metabolismo, mandar o estresse pra bem longe e dar aquela turbinada na coordenação motora.

Deixe seu comentário