As vereadoras Josi Paz e Rose Almeida aproveitaram o momento para fazer seu recadastramento biométrico

Cidadania. Quem não fizer a biometria, tem o título de eleitor cancelado, entre outras sanções

Desde 2013, 26.165 eleitores realizaram a identificação biométrica em Montenegro. O número corresponde a 55,31% do total, de 47.309. O prazo para os outros 21.144 buscarem o serviço encerra em 4 de dezembro. Quem não fizer a biometria até a data, tem o título de eleitor cancelado, não pode assumir cargos públicos e fica impedido de receber salários se for servidor público. Além disso, fica com restrições no CPF, RG e passaporte.

O cadastramento biométrico foi tema de reunião na manhã dessa quinta-feira, no Cartório Eleitoral de Montenegro. Durante o encontro, foi tratado sobre iniciativas para divulgar o assunto à população. O prefeito Carlos Eduardo Müller e o presidente da Câmara de Vereadores, Cristiano Braatz, se colocaram à disposição. Kadu cogitou a implantação do passe livre nos fins de semana em que há plantão no Cartório, o que ocorre uma vez por mês. O próximo será 4 de maio. O prefeito também falou em colocar um lembrete no contracheque dos servidores. Os agentes comunitários de saúde deverão ir à casa das pessoas, divulgando a necessidade da biometria.

A juíza eleitoral, Priscila Gomes Palmeiro, ressalta a importância de os eleitores comparecerem no Cartório Eleitoral bem antes do prazo final. “Não deixando para a última hora, evitando filas para que a gente consiga entregar um trabalho melhor”. O chefe do Cartório, Diego Bonato Coitinho faz coro. “Hoje o eleitor chega no Cartório e, em 20 minutos, está com o título em mãos. No fim do prazo, é comum as pessoas virem na noite anterior, passar a madrugada inteira na chuva ou no calor, para ser atendido depois de enfrentar toda uma fila”. Ele ressalta que a biometria aumenta a segurança da votação.

As vereadores Jose Paz e Rose Almeida aproveitaram para fazer a biometria. A promotora eleitoral Graziela Vieira Lorenzoni também participou da reunião.

Como fazer a biometria
Para realizar o cadastro biométrico, o eleitor pode agendar o atendimento no site do TRE-RS, www.tre-rs.jus.br. Esses terão prioridade no atendimento no Cartório, localizado na rua Bruno de Andrade, 1809, Timbaúva. Quem não agendou será atendido conforme as vagas disponíveis.
Pelo site, também é possível conferir se há alguma multa dependente e imprimir a guia. É preciso apresentar documento de identidade e comprovante de residência.

Os eleitores que realizaram alguma alteração cadastral em data posterior a 1º de maio de 2013, não precisam realizar o cadastro novamente. Nestes casos, o Título de Eleitor possui a inscrição “Identificação Biométrica” . O Título é gratuito e fica pronto em 15 minutos.
De segunda a sexta-feira, o atendimento é das 10h às 17h sem fechar ao meio-dia.

Deixe seu comentário