Mirim. Etapa realizada ontem, no Sesi, teve a participação de cinco escolas
Sem dar chances para seus adversários do primeiro ao último jogo, os meninos da Escola Walter Belian conquistaram o título dos Jogos Escolares de Futebol Sete na categoria mirim masculino, nesta terça-feira. Em etapa realizada no campo do Sesi, a garotada do Walter fez uma primeira fase impecável e, na final, derrotou os meninos da Escola José Pedro Steigleder, pelo placar de 3 a 0. O grupo fechou essa etapa dos Jogos Escolares com 100% de aproveitamento.
A competição, que começou pouco depois das 8h e se estendeu até as 15h30min, teve a participação de cinco instituições. Além dos finalistas Walter e Steigleder, as escolas Adelaide Sá Brito, Ivo Bühler (Ciep) e Promorar participaram do torneio. O terceiro lugar foi conquistado pelo Ciep, que derrotou os garotos da Escola Promorar nos pênaltis por 2 a 0, após empate sem gols no tempo normal.
A grande curiosidade da final estava fora das quatro linhas. Professor do Walter Belian e também do Steigleder, Guilherme Xavier da Silva ficou com o “coração na mão” durante a partida decisiva, acompanhando o duelo dos seus alunos da beirada do campo.
Natural de Taquari, a professora Priscilla Fazenda de Vargas, da escola Adelaide Sá Brito, minimiza a última colocação na etapa desta terça-feira e ressalta o bom desempenho dos alunos em outras modalidades. “No Adelaide, os alunos praticam mais handebol e vôlei do que futebol, por isso acabamos tendo mais destaque nesses esportes nos Jogos Escolares. Não temos campo para a prática do futebol na escola e só dois meninos que jogaram esta etapa fazem escolinha de futebol na cidade”, frisa.
Quarto lugar na competição de ontem, o professor Diego dos Santos, do Ciep, também busca diversificar as modalidades em suas aulas, mas ressalta que a preferência dos meninos segue sendo o futebol. “Procuro trabalhar o máximo de esportes com eles. Lá na escola conseguimos desfocar um pouco do futebol, mas não adianta. Futebol é a paixão nacional e é a preferência deles”, salienta.