Luciane Dahmer, André Vanin Bazi e Sidnei Souza organizam o torneio deste domingo, no Parque Centenário

Vôlei de praia. Após reformas, espaço receberá primeira competição no domingo, com a participação de 16 duplas

A vitoriosa história do voleibol montenegrino deve ganhar novos capítulos em 2018. Com a Associação de Vôlei de Montenegro (AVM) prestes a ser lançada e o trabalho da Diretoria de Desporto em cima das quadras da cidade, os apaixonados pelo esporte terão uma nova motivação para seguir praticando vôlei no município. Neste domingo, inclusive, a “nova” quadra de vôlei de praia do Parque Centenário será oficialmente inaugurada, com um torneio que envolverá 16 duplas mistas.

Melhorias foram realizadas pela Diretoria de Desporto antes do Carnaval

O campeonato será realizado pela AVM, com apoio da Prefeitura Municipal de Montenegro, por meio da Diretoria de Desporto, e terá participantes de Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Flores da Cunha, Guaíba e Montenegro. Por sinal, a cidade anfitriã da disputa deve ser representada por seis duplas. O início dos jogos está marcado para as 9h. Interessados devem entrar em contato com André Vanin Bazi, pelo fone (51) 99921-6498. A inscrição tem o custo de R$ 40,00.

Uma das duplas montenegrinas confirmadas no torneio será formada por Luciane Dahmer, 39 anos, e André Vanin Bazi, 37, dois dos principais organizadores da competição e também da Associação que será fundada oficialmente nos próximos meses. “Estamos angariando fundos para a AVM ser apresentada de forma oficial. Isso deve ocorrer em abril”, projeta Luciane.

A “nova” quadra do Parque Centenário não é um novo espaço para a prática do vôlei de praia no local. A quadra já existia, mas era considerada impraticável pelos atletas. Com isso, a Diretoria de Desporto arregaçou as mangas e promoveu mudanças no local antes do Carnaval deste ano. Toda a areia foi retirada e novas cargas (70 metros cúbicos) foram colocadas para atender ao pedido dos apaixonados por voleibol.

vôlei, melhorias, Parque Centenário, areia, quadra, torneio

Além disso, a quadra recebeu nova demarcação e uma tela foi posta entre as quadras de vôlei e futebol. A divisória era uma solicitação dos atletas de vôlei, que foram atingidos diversas vezes pela bola de futebol quando a quadra não tinha uma proteção. “A areia agora é perfeita. As dimensões são oficiais, melhorou demais”, ressalta Luciane.

Dando atenção especial ao vôlei de praia em um primeiro momento, o diretor de Desporto, Sidnei Souza, 49 anos, promete novas melhorias no decorrer do ano. “A ideia do setor é fechar toda a quadra com tela ainda neste ano. Mais para frente, queremos colocar iluminação para possibilitar jogos à noite também”, destaca.

Todos os atletas de voleibol estão empolgados com os reparos feitos na quadra do Centenário, principalmente quem pratica o esporte desde a infância. “Jogo aqui desde os 15 anos de idade e nunca tivemos boas quadras de areia. Agora, com essa mudança, fico bastante motivado”, enaltece André. “Não é um benefício só para nós, mas para todos que jogam voleibol na cidade e na região”, complementa Luciane.

A partir de agora, com a reforma da quadra de areia do Parque Centenário e a iminente fundação da AVM, o município deve ter vários torneios de voleibol durante o ano. O foco da organização, porém, está no evento que marca o início de uma nova etapa do vôlei montenegrino, programado para este domingo. “Estamos convidando a comunidade para prestigiar a inauguração oficial da nova quadra. O torneio inicia pela manhã e vai até o final da tarde”, frisa André.

Mudanças atraem o público e devem seguir no Parque
As melhorias que estão sendo realizadas pelo departamento de Desporto no Parque Centenário desde o ano passado têm atraído a população. Neste Verão, centenas de montenegrinos circulam pelo local durante a semana e principalmente aos finais de semana, seja para praticar esportes, fazer piqueniques ou jogar conversa fora. O crescimento do público no Parque tem ligação direta com as reformas ocorridas da metade do ano passado para cá.

Um dos responsáveis pela revitalização do espaço, o diretor de Desporto, Sidnei Souza, enfatiza que o setor estar sediado no Centenário não é por acaso. Ele ainda analisa o andamento das melhorias. “Um dos motivos do Desporto estar com sua sede aqui é porque o Parque é o complexo esportivo da cidade. Cerca de 70% do trabalho está concluído. Não está o ideal ainda, mas completamente acessível. Na sequência, vamos arrumar a pista de skate e a quadra de basquete também”, afirma.

Apaixonado por voleibol há 22 anos, André diz estar contente com o apoio do Desporto para melhorar a quadra de areia. “Nós, que jogamos torneios, podemos treinar aqui a partir de agora. Jogamos na quadra domingo passado e tinha mais de dez duplas. A revitalização deu um novo ânimo para os atletas”, argumenta. “Antes era inviável jogar aqui, tive que me associar ao Cantegril”, completa Luciane.

Deixe seu comentário