Independentemente do que acontecer daqui para frente na Copa, o Brasil vai continuar sendo o maior campeão mundial. Nesta quinta-feira, a tetracampeã Alemanha deu adeus ao torneio após perder para a Coreia do Sul por 2 a 0 e ficar na lanterna do grupo F. Com apenas uma vitória em três jogos, os atuais campeões ficam pelo meio do caminho na Rússia.
Faltou criatividade no meio-campo e tranquilidade aos alemães na hora da finalização. A equipe finalizou 26 vezes durante o jogo, sendo 11 para fora e nove bloqueadas. O desempenho do goleiro coreano Jo também deve ser destacado. Ele salvou os asiáticos com pelo menos três grandes defesas na etapa complementar e foi eleito o melhor em campo pela FIFA.
Mesmo com a pressão da Alemanha, o placar permaneceu zerado até os 47 minutos do segundo tempo. O árbitro assinalou seis de acréscimos. No entanto, quem conseguiu balançar as redes foi a Coreia do Sul. Após escanteio mal cobrado, a defesa alemã desviou para trás e Kim Young-Gwon finalizou para o fundo do gol. Inicialmente, a arbitragem marcou impedimento. Depois de o juiz principal rever o lance no vídeo, o gol foi confirmado, para desespero dos alemães.
Após o gol coreano, o goleiro Neuer se mandou para o ataque, a fim de ajudar os companheiros que não conseguiam furar o bloqueio asiático. Entretanto, o goleirão se deu mal, foi desarmado por Ju Se-Jong, que deu um chutão para o campo de ataque. Sem goleiro, o atacante Son tocou para o gol vazio e decretou a eliminação dos atuais campeões da Copa.
A queda da Alemanha ainda na fase de grupos mantém uma sina que vem acontecendo desde 2010. Na ocasião, a Itália, campeã em 2006, também foi eliminada na fase de grupos. Em 2014, a Espanha defendia o título e também deu adeus à competição ainda na fase inicial.
No outro jogo do grupo F, a Suécia goleou o México por 3 a 0 e avançou como líder da chave. As duas equipes ficaram com seis pontos, mas os suecos levaram vantagem no saldo de gols. Pelo grupo do Brasil, Suíça e Costa Rica ficaram no empate em 2 a 2. Com isso, os suíços avançam na segunda posição para encarar a Suécia nas oitavas de final.