Copa do Mundo. Um empate garante a Seleção Brasileira nas oitavas de final. Tite repete a escalação do último jogo
Clima de decisão em Moscou. Invadida pelos brasileiros, a capital russa recebe, nesta quarta-feira, a partida entre Brasil e Sérvia, às 15h (horário de Brasília), pela terceira e última rodada do grupo E da Copa do Mundo. Um empate basta para a Seleção Canarinho se garantir nas oitavas de final, mas Tite e seus comandados querem uma vitória para fechar esta etapa na primeira colocação da chave e elevar a confiança do elenco.
Com quatro pontos, a Seleção Brasileira lidera o grupo E. A Suíça está na segunda posição com a mesma pontuação. Os sérvios somam três pontos e precisam da vitória para avançar aos matas do torneio. Lanterna do grupo, a Costa Rica ainda não pontuou e já está eliminada.
Pelo fato da Sérvia ter obrigação de vencer para seguir adiante na Copa, o confronto desta quarta se transformou em um mata-mata. Com isso, a equipe europeia não deve ficar apenas se defendendo, como ocorreu com a Costa Rica no último jogo e também com a Suíça em boa parte da estreia. Para espantar a zebra e garantir vaga nas oitavas sem sustos, o técnico Tite vai mandar a campo o mesmo time que iniciou a partida contra a Costa Rica, na última sexta-feira.
Cotado para ser titular no lugar de Willian, após a grande atuação no segundo tempo do último jogo, o ex-gremista Douglas Costa sofreu uma lesão muscular na coxa direita e tem poucas chances de voltar a jogar no Mundial. Na lateral-direita, Danilo segue de fora tratando lesão no quadril. Assim, o Brasil encara a Sérvia com Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho, Willian, Philippe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus.
O capitão brasileiro hoje será o zagueiro Miranda, seguindo o rodízio promovido pelo técnico Tite. O volante Casemiro, o meia Coutinho e o atacante Neymar estão pendurados e, caso recebam cartão amarelo e o Brasil avance, estarão fora das oitavas de final.
Esse será o primeiro jogo da Seleção Brasileira na capital Moscou. A principal sede da Copa do Mundo recebeu uma invasão de torcedores brazucas desde segunda-feira. Entre eles, vários montenegrinos. Pedro Bergamaschi já assistiu ao jogo entre Brasil e Costa Rica, em São Petersburgo, e estará no estádio Spartak nesta quarta. “A galera está animada, mas acho que não vai ser fácil”, analisa.
Outro montenegrino que está na Rússia é Eduardo Oliveira, o Crespo. Ele também viu de perto a vitória brasileira diante da Costa Rica e destaca o carinho recebido pelos brasileiros em Moscou. “Estivemos segunda-feira próximo à Red Square (Praça Vermelha), rua mais famosa daqui. Estava cheio de brasileiros. Tinha muita gente querendo tirar fotos com os brasileiros, muitos russos. Estávamos com a bandeira do Brasil, tirei umas 50 fotos. Me senti famoso aqui”, brinca.
Eduardo está em Moscou com outros três amigos de Montenegro. Eles confiam em uma vitória brasileira hoje sem tanto sufoco como foi na sexta-feira. Mesmo que a seleção não tenha jogado tão bem os dois primeiros jogos, todos estão confiantes. O clima é surreal. Todos que conversamos, inclusive os russos, falam que adoram o futebol do Brasil e que vamos ser campeões”, completa.
Horários são alterados em vários serviços na região
Assim como ocorreu na última sexta-feira, alguns serviços sofrerão alterações em seus expedientes devido ao jogo da Seleção. As escolas da rede municipal e privada de Montenegro terão aula normal hoje à tarde. O mesmo acontece na Prefeitura, onde todos os setores funcionarão normalmente. As escolas da rede estadual não terão aula no turno da tarde nesta quarta-feira.
O Fórum da cidade estará aberto das 8h às 14h, sem intervalo ao meio-dia. Já as agências bancárias funcionam das 9h às 13h nesse dia. Assim como o Fórum, a agência do Sine Montenegro atenderá das 8h às 14h. Em Brochier, a Prefeitura Municipal funcionará das 7h às 13h.