Alunos de cinco escolas da cidade participam da iniciativa neste trimestre
Com a presença de pais, professores, empresários e apoiadores, o projeto SUP para Todos foi lançado oficialmente nessa quinta-feira, dia 17, em Montenegro. O evento que marcou o início do projeto ocorreu no galpão do Clube de Regatas Caça e Pesca. Líderes do grupo Limitless Stand Up Paddle, Jeanice Noval e Diego Flores serão os responsáveis por realizar as atividades com os jovens estudantes que participarão da iniciativa.
Na cerimônia de lançamento do projeto, Jeanice e Diego agradeceram o apoio de patrocinadores, incentivadores e autoridades, e destacaram que o SUP para Todos será um projeto socioambiental. Além da confecção de pranchas de stand up paddle utilizando garrafas pet, um dos objetivos dos idealizadores é construir cidadania e reforçar a importância da preservação do meio ambiente. “Vamos desenvolver habilidades com as crianças, queremos agregar na vida delas”, declarou Diego.
O projeto atenderá 30 alunos ao longo do ano, 10 a cada trimestre. As aulas acontecem sempre às quintas-feiras, das 13h30min às 17h30min. “Nesse período, eles (alunos) vão aprender a confeccionar pranchas de garrafa pet e vão aprender a remar. O Diego vai dar aula de remo para eles dentro do rio, com nossas pranchas mais rígidas. Mais tarde, eles vão poder navegar com as pranchas de garrafa pet”, explicou Jeanice Noval.
Neste primeiro trimestre, estudantes de cinco escolas de Montenegro (Aurélio Porto, Tanac, Lena Pithan, Cinco de Maio e José Pedro Steigleder) participarão do SUP para Todos. São alunos de 10 a 14 anos, que receberão lanche durante as atividades, fornecido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), e terão à disposição água e máscaras.
“O principal objetivo é, além de incentivar os alunos a criarem uma cultura ambiental, formar atletas. Quem sabe a gente encontra um ou dois atletas do SUP a cada ano. Gostaríamos de inseri-los no nosso esporte. Sabemos que é um esporte caro, mas eles vão poder começar a praticar através das pranchas de garrafa pet. Vamos trabalhar bastante a questão ambiental e esportiva durante o projeto, mas também a saúde mental, o trabalho em equipe e a troca de experiências”, completa Jeanice.
A população montenegrina pode contribuir com o projeto, doando garrafas pet de 2 litros, 3 litros ou de chopp. Os materiais podem ser entregues nas dependências do Clube Caça e Pesca.