Projeto de lei foi aprovado por unanimidade na sessão da Câmara de Vereadores da última semana

Reativação do órgão vai auxiliar no crescimento do esporte em Montenegro

Desde os primeiros meses do ano, o esporte montenegrino vem sendo reestruturado pela gestão. Após a retomada do Campeonato Municipal de Futebol e a (praticamente concluída) reforma do ginásio Domingão, a Administração trabalha agora na reorganização do Conselho Municipal de Desporto (CMD). Na última quinta-feira, 14, o Projeto de Lei 49/2021, que reestrutura o órgão, foi aprovado por unanimidade durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores.

Foram nove votos favoráveis e nenhum contrário ao projeto, que altera a composição dos membros do CMD, garantindo às associações e ligas devidamente regularizadas a participação de todas as modalidades esportivas praticadas na cidade. O documento prevê ainda a inclusão de entidades que podem contribuir com os trabalhos, incluindo secretarias que podem auxiliar o andamento dos projetos que os participantes tenham interesse em promover eventos em conjunto com o Poder Público.

O Conselho Municipal de Desporto não realiza reuniões desde 2015. Além disso, possui membros que não estão constituídos de forma regular. A reativação do órgão vai possibilitar ao Executivo a discussão de políticas públicas para a área esportiva na cidade. A Administração Municipal acredita que o esporte é uma importante ferramenta de promoção de saúde e integração social e, através da Diretoria de Desporto, vem reestruturando o esporte em Montenegro.

Além do Campeonato Municipal, que está em andamento, e da Ronda do Paradesporto, que ocorreu no início deste mês, o departamento, liderado pelo diretor Odilson Soares, vem promovendo eventos e competições visando o crescimento do esporte na cidade. No segundo final de semana de dezembro, o município sediará a final do Campeonato Gaúcho Feminino de Futebol Sete, além de um novo evento para pessoas com deficiência e um campeonato de jiu jitsu.

Agora, o prefeito Gustavo Zanatta deve sancionar a lei que reestrutura o órgão. A partir disso, o próximo passo para a reorganização do Sistema Municipal de Desporto será a definição de um novo presidente para o CMD, que ocorrerá em reunião com as entidades que farão parte do conselho.

No ofício que acompanha o projeto de lei, Zanatta explica que a composição do CMD, com 22 pessoas, está sendo alterada para assegurar a participação a todas as associações e ligas devidamente regulares. “A proposta é contemplar as mais variadas modalidades esportivas, com o objetivo de atingir o máximo de pessoas, ouvindo reivindicações e sugestões de todos os grupos praticantes de desporto”, destaca o prefeito.

O mandato dos membros do CMD terá a duração de quatro anos, não sendo permitida a sua recondução para o mesmo cargo a que foi anteriormente indicado pela entidade. O exercício da função não será remunerado. Veja abaixo a composição do Conselho Municipal de Desporto sugerida pela Administração Municipal:

Sugestão da Prefeitura para composição do CMD
– 1 representante de entidade sem fins lucrativos que atue no atendimento a crianças e adolescentes carentes;
– 1 representante da Associação Montenegrina de Esporte e Cultura;
– 1 representante da Liga Montenegrina de Bolão;
– 1 representante da Associação de Basquete de Montenegro;
– 1 representante do Montenegro Automóvel Clube – MAC;
– 1 representante da Diretoria de Desporto;
– 1 representante da Associação Montenegrina de Jiu Jitsu;
– 1 representante do Serviço Social do Comércio – SESC;
– 1 representante do Serviço Social da Indústria – SESI;
– 1 representante do Conselho Regional de Educação Física – CREF;
– 1 representante da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB;
– 1 representante da Associação dos Skatistas de Montenegro;
– 1 representante da Liga Montenegrina de Futebol Sete;
– 1 representante da Aciclomont – Associação dos Ciclistas de Montenegro;
– 1 representante da Federação Gaúcha de Karatê;
– 1 representante do futebol de campo, escolhido entre os participantes do Campeonato Municipal de Futebol;
– 1 representante da Associação de Vôlei de Montenegro – AVM;
– 1 representante da Secretaria Municipal de Educação;
– 1 representante da Secretaria Municipal da Fazenda;
– 1 representante da Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento;
– 2 representantes das demais modalidades esportivas, como pingue-pongue, xadrez, corridas de rua, atletismo e esportes náuticos.

Deixe seu comentário