Diego Souza será o centroavante titular em 2022. Zagueiro Bruno Alves é um dos cinco reforços do clube para a temporada. Foto: Lucas Uebel / divulgação Grêmio

Tricolor vai disputar três competições em 2022. Objetivo principal é voltar à elite

Depois de cometer muitos erros em 2021, que culminaram no terceiro rebaixamento do clube para a Série B, o Grêmio inicia a temporada 2022 na próxima quarta-feira (26) e tem como objetivo principal retornar à primeira divisão do futebol nacional. Para isso, o tricolor mudou algumas peças do elenco, diminuiu sua folha salarial e contou com a permanência – e renovação – de jogadores considerados “imprescindíveis” no elenco.

Atual tetracampeão gaúcho, o Grêmio vai utilizar o estadual como uma espécie de laboratório para a disputa da segundona, que inicia em abril. Entretanto, o pentacampeonato gaúcho é um dos objetivos do clube na temporada. A estreia será contra o Caxias, na Arena, na próxima quarta-feira. Nas primeiras rodadas do estadual, os jovens do grupo de transição serão observados.

O elenco principal fará uma pré-temporada de 30 dias. Até o momento, o clube contratou cinco reforços: o zagueiro Bruno Alves, o lateral-direito Orejuela, o lateral-esquerdo Nicolas, o meia Benitez e o atacante Janderson. Goleador do time em 2021, o centroavante Diego Souza renovou por mais um ano. Por outro lado, 12 atletas do plantel que acabou rebaixado deixaram o clube: Rafinha, Vanderson, Ruan, Paulo Miranda, Cortez, Darlan, Alisson, Jean Pyerre, Everton, Borja, Luiz Fernando e Léo Pereira.

Apesar das mudanças, a base do time titular deve ter poucas novidades em relação ao último ano. Dos reforços anunciados, apenas Orejuela e Bruno Alves devem ser titulares nesse primeiro momento. O zagueiro será o parceiro de Geromel na ausência de Kannemann, que se recupera de cirurgia no quadril e deve retornar apenas no mês de abril. Envolvido em polêmicas na última temporada, Douglas Costa anunciou que permanece no clube e deve formar trio de ataque com Ferreira e Diego Souza.

Além do Gauchão e da Série B, o clube também disputa neste ano a Copa do Brasil. Na primeira fase, o Grêmio vai enfrentar o Mirassol (SP), fora de casa. O tricolor joga por empate ou vitória para seguir adiante.

Para retornar à primeira divisão sem “sustos”, o Grêmio não pode cometer os mesmos erros de 2021. O torcedor gremista Marco Vianna espera um clube unido dentro e fora de campo nesta temporada. “Acredito que vai ser um ano muito complicado, o time terá que estar 100% focado, porque a Série B será uma competição totalmente diferente das que vinham sendo disputadas. Será necessário um foco também dentro do vestiário e da direção para não deixar o extracampo influenciar dentro das quatro linhas”, pontua.

O montenegrino entende que voltar à Série A é obrigação do clube este ano. Além disso, Marco projeta bons resultados nas outras competições e aposta em quatro jogadores para liderar o time na temporada. “Acredito no título do Gauchão mais uma vez, com Gre-Nal na final. Na Copa do Brasil, acho que podemos chegar pelo menos nas quartas de final. Acredito muito no Ferreira, será uma válvula de escape importante durante o ano. Aposto em uma boa temporada do Diego Souza também, e confio muito na nossa defesa, com Geromel e Kannemann”, completa.

Deixe seu comentário