Categorias 2002 e 2003 abrem a competição contra o São José, na capital
Com o objetivo de chegar às quartas de final, assim como em 2016, as categorias 2002 e 2003 do Olé iniciam sua caminhada na Liga Encosta da Serra de 2017 neste domingo. Em Porto Alegre, os montenegrinos enfrentam logo de cara o atual campeão dessas duas divisões: o São José, no estádio Passo d’Areia. Quem abre a competição são os mais velhos, às 14h15min. Uma hora mais tarde, as categorias 2003 de São José e Olé duelam.
Com a base do último ano mantida, o Olé começa o campeonato prevendo mais dificuldades do que na última Encosta, já que o número de equipes diminuiu e permaneceram no certame os adversários mais complicados. Na 2002, serão cinco times além do Olé: São José, de Porto Alegre; Ivoti; Novo Hamburgo, Americano e Detroit, os três de Novo Hamburgo.
Na 2003, além dos cinco adversários em comum com a categoria 2002, o Olé também enfrentará o Gramadense, de Gramado. É justamente devido ao enxugamento de times participantes que o coordenador do Olé e treinador das categorias 2002 e 2003, Gustavo Hoffmeister, espera mais dificuldades na Encosta da Serra neste ano. “A diminuição no número de clubes aumentará o nível do campeonato. Só teremos jogos difíceis. A meta é garantir vaga nas quartas de final”, afirma Gustavo.
Nesta sexta-feira, o Olé encerra a preparação para o duelo de estreia. Ciente das dificuldades que encontrará no Passo d’Areia, o técnico da 2002 e da 2003 espera que suas categorias atuem de forma inteligente neste domingo e torce para as condições climáticas ajudarem. “Torcemos para que não esteja muito quente e que não chova. Vamos jogar respeitando o adversário, que é o atual campeão dessas duas categorias. Buscaremos trabalhar bastante a bola, cuidar da marcação e segurá-los nos primeiros minutos. Temos que ser inteligentes para jogar lá. Não podemos nos atirar”, enfatiza.
A categoria 2002 perdeu seu grande destaque da última Encosta para esta temporada. O atacante Gabriel, autor de 19 gols em 2016, foi para o Pinheiros, de Taquari, onde disputará o Campeonato Gaúcho Infantil (sub-15). Porém, o restante do grupo é o mesmo que chegou aos matas no último ano e esse fator é um dos trunfos do Olé para fazer uma boa campanha em 2017, segundo o coordenador e técnico da equipe. “Saiu apenas o Gabriel. Nossa base está mantida, o grupo continua qualificado. Na 2003, tivemos as chegadas do Robinho e do Kauã neste ano. Buscamos fazer uma boa campanha”.
Além das categorias 2002 e 2003, o Olé também terá na competição a categoria 2005, que estreia somente no final do mês. A gurizada sub-12 substitui a juvenil, que teve suas atividades encerradas no início deste ano, devido à falta de comprometimento dos atletas. “90% dos garotos da 2005 são do projeto social. Estar trabalhando com esta categoria é um dos ganhos do Olé nesta temporada. Sabemos que os resultados positivos serão muito difíceis de obter, mas conscientizamos eles disso”, conclui Gustavo Hoffmeister.