Garotada do Fera começa a pré-temporada nesta terça-feira

Agenda cheia. Temporada da escola inicia oficialmente nesta terça-feira

Com muitas novidades programadas para o ano, o Fera dá início à temporada 2020 nesta terça-feira, 7. Em Montenegro, Pareci Novo, São José do Sul e Salvador do Sul, meninos e meninas voltam aos treinamentos visando os desafios deste ano. O primeiro torneio oficial começa já no domingo, 12. Em Salvador do Sul, quatro categorias do projeto disputarão a 2ª Copa Salvador do Sul.

Categorias 2008, 2009, 2010 e 2011 disputam a Copa Salvador do Sul a partir de domingo

Depois de três anos disputando o Estadual Inovação de Futebol, o Fera deve priorizar outra competição nesta temporada: a Liga de Futebol Encosta da Serra (Lifesa). Neste novo certame, a escola montenegrina vai promover a estreia oficial das meninas em competições. Uma reunião com os organizadores da Lifesa nos próximos dias deve definir as categorias femininas que farão parte da disputa.

O nível técnico mais próximo ao Campeonato Gaúcho é um dos motivos pelos quais a coordenação do Fera decidiu ingressar na Lifesa. Em 2019, clubes como São José, Novo Hamburgo, Ivoti e Grêmio disputaram o campeonato. A tendência é que essas equipes participem novamente nesta temporada. Além disso, o fato de ser um certame disputado em formato de ida e volta também empolga a escola de futebol do município.

Mesmo com o ingresso na Lifesa, a presença do Fera no Estadual Inovação não está descartada. Porém, as situações ocorridas na última edição da competição desagradaram os dirigentes montenegrinos. “Ainda vamos avaliar se participaremos do Inovação deste ano com alguma categoria. O campeonato foi meio ‘abandonado’ pela organização durante o ano passado. Ocorreram muitos adiamentos de jogos, vários W.O., times colocaram atletas irregulares, situações que não haviam acontecido em edições anteriores”, frisa o coordenador Fábio Klein.

Além de disputar a Liga da Encosta da Serra pela primeira vez, o Fera voltará a participar do Campeonato Gaúcho da FGF neste ano, com a categoria Juvenil (2003/2004). A escola projetava o retorno ao Estadual há, pelo menos, dois anos. Com a confirmação do projeto da cidade no principal torneio da categoria no Estado, que deve iniciar no final de março, o trabalho da comissão técnica e dos atletas será intensificado a partir de fevereiro, com treinamentos diários.

Um dos coordenadores da escola, Eduardo Vercelhese, o Da Páscoa, será o responsável por treinar a categoria Juvenil no Gauchão. O treinador Jorge Rodrigues e o preparador de goleiros Nielsen Réquia também farão parte da comissão técnica da equipe no Campeonato Gaúcho.

Categoria Juvenil voltará a disputar o Campeonato Gaúcho da FGF neste ano

O calendário do Fera
Os treinamentos da escola serão retomados nesta terça-feira. Nestes primeiros meses do ano, grande parte dos trabalhos será feito na parte da manhã, devido ao forte calor. No primeiro desafio da temporada, a Copa Salvador do Sul, as categorias 2008, 2009, 2010 e 2011 representam o Fera. O projeto disputará esta competição com os núcleos de Montenegro e de Salvador do Sul em praticamente todas as categorias, exceto na 2008, que somente uma equipe da escola participará.

Logo após a disputa da Copa Salvador do Sul, a delegação do Fera embarca para Teutônia, onde acontece a 14ª edição da Copa Teutônia, entre os dias 17 e 24 de janeiro. Diferente das últimas temporadas, quando participou do torneio com várias equipes, neste ano o projeto montenegrino será representado apenas pela gurizada da categoria 2006.

O Gauchão ainda não tem data confirmada para iniciar, mas a tendência é que comece no fim de março. No mesmo mês, inicia a Liga da Encosta da Serra, campeonato que deve se estender até o final do ano. Estreante, o Fera participará da Lifesa com as categorias 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2011, além de equipes femininas, que serão definidas em reunião em breve. “A perspectiva é de um ano bem agitado”, completa Fábio Klein.

Deixe seu comentário