Às de espadas (espadão) é a maior carta do jogo, seguida pelo às de paus e sete de espadas

Jogo de cartas. Vencedores vão receber grandes prêmios dia 16 de julho

Sucesso em sua primeira edição, disputada no ano passado, o Torneio Montenegrino de Truco Cego está com inscrições abertas para a segunda edição. O campeonato está marcado para o dia 16 de julho, a partir das 14h, no CTG Estância do Montenegro. Em 2016, o campeonato reuniu participantes de Arroio dos Ratos, Sapucaia do Sul, Gravataí, Nova Petrópolis e Porto Alegre, além de várias cidades do Vale do Caí. A expectativa para este ano é aumentar consideravelmente o número de trios.

A grande novidade da segunda edição é a premiação para o trio campeão. A equipe que vencer o torneio vai levar para casa um terneiro, uma ovelha, três troféus individuais, três camisetas personalizadas, dois fardos de cerveja artesanal, 20% do valor arrecadado nas inscrições e mais um troféu rotativo de um metro de altura.
Os vice-campeões e os terceiros colocados também ganharão bons prêmios. O trio que terminar na segunda posição receberá uma ovelha, três troféus individuais, três pares de alpargatas, um fardo de cerveja artesanal, 10% do valor arrecadado nas inscrições e uma cesta com produtos da Cacau Show. Já os terceiros colocados ganharão uma galinha, um fardo de cerveja, três troféus individuais e a devolução do valor das inscrições. Vale lembrar que, do quarto ao último lugares, todos recebem algum tipo de premiação.
Por falar em inscrições, elas podem ser feitas antecipadamente com qualquer um dos cinco organizadores do evento ou na hora do torneio, no CTG Estância do Montenegro. A inscrição tem o valor de R$ 60,00 por trio. Para confirmar participação no campeonato e obter mais informações, basta entrar em contato com um dos organizadores: Paulo Augusto Petry (51 99641-4322), Luiz Eduardo Petry (51 99704-2533), Murilo Daudt Heinz (51 99919-9625), Matheus Francez (51 98046-0595) e Felipe Martinelli (51 99584-5860).

Como jogar truco
Disputado com baralho espanhol, o truco cego tem no espadão (1 de espadas) sua carta mais poderosa, seguida do pitoco (1 de paus), da manilha de espada (7 de espadas) e da manilha de ouro (7 de ouros). As cartas mais baixas do jogo são o 6, o 5 e o 4, dos quatro naipes.
Para cada mão, disputada em três rodadas, o jogador recebe três cartas. Em cada rodada, os jogadores colocam uma carta na mesa, e quem tiver a carta mais forte vence a rodada. O jogador/trio que vencer duas rodadas soma pontos (pode variar de 1 a 4). Em caso de empate na primeira rodada, quem ganhar na segunda rodada vence a mão.
Antes de disputar a primeira rodada de cada mão, os jogadores podem chamar “envido”, que corresponde a duas cartas do mesmo naipe. Se o jogador receber três cartas do mesmo naipe em uma mão, pode chamar “flor” (antes de jogar a primeira carta), que recebe automaticamente três pontos ao mostrar as cartas ao final da mão. Vence a partida o jogador ou o trio que somar 24 pontos primeiro.

Deixe seu comentário