No Uruguai, Grêmio inicia a busca pelo tetra da Libertadores

Tricolor enfrenta o Defensor na abertura da fase de grupos da competição

Menos de uma semana após levantar a primeira taça da temporada, o Grêmio já começa a busca por mais um título da Libertadores da América. Nesta terça-feira, o tricolor encara o Defensor, no Uruguai, às 19h15min, pela abertura da fase de grupos da competição continental. Cabeça de chave do grupo 1 do torneio, a equipe comandada por Renato Portaluppi defende o título da Libertadores em 2018.

Assim como em 2017, quando conquistou a América pela terceira vez em sua história, o Grêmio estreia na competição longe de seus domínios. Desta vez, o desafio é mais perto de casa, no Uruguai. No ano passado, a equipe gremista estreou com vitória sobre o Zamora, por 2 a 0, na Venezuela. Outra coincidência com a campanha vitoriosa do último ano está na história dos adversários do tricolor. Em 2017, nenhum rival do Grêmio havia conquistado a Libertadores. Na fase de grupos deste ano, isso se repete.

Amplo favorito em seu grupo, o time do técnico Renato Portaluppi busca confirmar esse favoritismo para ficar na primeira colocação e ter uma das melhores campanhas no geral, a fim de ter a vantagem de decidir os mata-matas na Arena, como ocorreu no ano passado. Com sete times brasileiros e seis argentinos na fase de grupos, a Libertadores deste ano promete ser uma das mais equilibradas da história.

Como não enfrenta nenhum hermano em sua chave – diferente de todos os outros seis clubes brasileiros –, o tricolor gaúcho busca tirar proveito disso para fazer uma boa fase de grupos e trazer os jogos decisivos da fase eliminatória para Porto Alegre. No entanto, o Grêmio não quer ser surpreendido e, por isso, pensa somente nos seis jogos desta etapa.

Ídolo máximo dos gremistas, o técnico Renato Portaluppi tem alguns problemas para escalar a equipe para este confronto diante do Defensor. O lateral-direito Léo Moura está fora por conta de uma lesão muscular na coxa. Um dos principais nomes da conquista do tricampeonato da América em 2017, o meia Arthur segue fora, recuperando a forma física.

Por outro lado, o garoto Thonny Anderson, destaque do time na vitória do último sábado sobre o Novo Hamburgo, foi inscrito pelo clube no torneio e está com a delegação no Uruguai, assim como o centroavante Hernane “Brocador”, recém-contratado pelo tricolor. No entanto, os dois devem ser opções no banco de reservas. A provável escalação gremista para a partida tem Marcelo Grohe; Madson, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Jaílson, Maicon, Ramiro, Luan e Everton; Cícero.

Torcedor tricolor pede cuidado na fase de grupos
Defendendo o título da Libertadores, o Grêmio entra no torneio deste ano mais visado pelos adversários, por ter faturado a competição no ano passado. Devido a isso, todo cuidado é pouco para os comandados de Renato Portaluppi na fase de grupos. Os três rivais da equipe gremista nesta fase não têm muita tradição na Libertadores, por mais que o Cerro Porteño, do Paraguai, esteja frequentemente participando do torneio.

Para não ser surpreendido nos grupos e evitar uma eliminação precoce, o torcedor Luis Carlos Flores espera que sua equipe jogue com os pés no chão e não subestime os adversários da fase de grupos. “Todos nós sabemos que, quanto mais subimos na montanha, mais cuidados devemos ter para evitar as quedas. O Grêmio vai enfrentar adversários que querem aumentar sua glória derrotando o atual campeão”, frisa.

A fome de títulos do atual elenco gremista é um fator que alimenta a confiança de Luis Carlos. “Isso (fome de títulos) vai ajudar muito. Com a volta do Arthur e a integração dos novos jogadores no grupo, além de um pouco de sorte também, podemos beliscar mais um ou dois títulos neste ano”, completa.

Grupos da Libertadores da América 2018
Grupo 1
Grêmio
Defensor-URU
Cerro Porteño-PAR
Monagas-VEN

Grupo 5
Cruzeiro
Racing-ARG
Universidad de Chile-CHI
Vasco

Grupo 2
Atlético Nacional-COL
Bolívar-BOL
Colo-Colo-CHI
Delfín-EQU

Grupo 6
Santos
Estudiantes-ARG
Nacional-URU
Real Garcilaso-PER

Grupo 3
Peñarol-URU
Atlético Tucumán-ARG
Libertad-PAR
The Strongest-BOL

Grupo 7
Corinthians
Independiente-ARG
Millionarios-COL
Deportivo Lara-VEN

Grupo 4
River Plate-ARG
Flamengo
Emelec-EQU
Santa Fé-COL

Grupo 8
Boca Júniors-ARG
Palmeiras
Alianza Lima-PER
Junior Barranquilla-COL

Últimas Notícias

Destaques