Decisão. Tricolor vai em busca de seu sexto título da Copa do Brasil

Um dos maiores vencedores da Copa do Brasil e conhecido pelo seu estilo copeiro, o Grêmio busca fazer jus a essa alcunha para conquistar o seu sexto título do torneio nacional neste domingo. Em desvantagem na decisão contra o Palmeiras, após ter perdido o jogo de ida na Arena por 1 a 0, o tricolor precisa vencer no Allianz Parque para levantar a taça. O Grêmio será campeão se vencer por dois gols ou mais de diferença. O título será decidido nos pênaltis caso a equipe gremista vença por um gol. O Palmeiras joga por um empate. A bola rola às 18h.

O jogão entre alviverde e tricolor será o último da temporada 2020 no Brasil. Chance para o Grêmio dar a volta por cima em uma temporada marcada por irregularidades e adversidades (pandemia, lesões e acúmulo de jogos). A equipe comandada por Renato Portaluppi conquistou o tricampeonato gaúcho em agosto, mas durante a campanha teve mais derrotas do que vitórias contra o Caxias, adversário da final.

No Brasileirão, foram 17 empates em 38 rodadas e a sexta colocação – que levará o time à Pré-Libertadores em caso de insucesso neste domingo. Já na Libertadores, o Grêmio levou a melhor sobre o rival Inter e terminou a fase de grupos na liderança. Porém, nas quartas de finais, foi eliminado pelo Santos ao ser goleado na Vila Belmiro. A conquista da Copa do Brasil “salvaria” o ano de 2020 e daria tranquilidade para a temporada 2021, que já iniciou na última quarta-feira, com a goleada sobre o Brasil de Pelotas por 4 a 1 na estreia do Gauchão.

Além de ser um título de expressão, que rende R$ 54 milhões aos cofres do campeão, a Copa do Brasil também dá vaga direta na fase de grupos da Libertadores. O planejamento para 2021 passa pelo jogo de domingo. Se levantar a taça, o Grêmio ingressa na competição continental apenas no final de abril (provavelmente como cabeça de chave), quando inicia a fase de grupos, e terá tempo para descansar o plantel e realizar uma espécie de pré-temporada em março.

Se o tricolor for vice-campeão no domingo, quem vai à fase de grupos da Libertadores é o Fluminense, que fez a quinta melhor campanha do Brasileirão. Assim, o Grêmio estrearia no torneio continental já na próxima quarta-feira, contra o Ayacucho, do Peru, na Arena, pela segunda fase da Pré-Libertadores. O grupo principal teria apenas dois dias de descanso entre uma decisão e outra.

A escalação do Grêmio para a grande decisão contra o Palmeiras deve ser a mesma do jogo de ida. No entanto, Vanderson e Ferreira pedem passagem no time titular. O lateral teve mais uma boa atuação na quarta, contra o xavante, e se credencia para assumir a posição que hoje é do experiente Victor Ferraz. No ataque, a torcida pede – há bastante tempo – o ingresso de Ferreira em uma das pontas.

O técnico Renato Portaluppi fará mistério até minutos antes de a bola rolar, mas o provável time tricolor para buscar o hexa da Copa do Brasil tem Paulo Victor; Victor Ferraz (Vanderson), Paulo Miranda, Kannemann e Diogo Barbosa; Maicon, Matheus Henrique, Alisson, Jean Pyerre e Pepê; Diego Souza.

Deixe seu comentário