Estreia em casa. Tricolor tem apenas uma dúvida para o confronto contra o atual líder do Campeonato Chileno hoje
Vindo de três vitórias seguidas na temporada, o Grêmio volta a campo hoje à noite, pela Libertadores da América, principal competição do clube no ano. O adversário desta terça-feira é o Deportes Iquique, vice-campeão do Torneio Apertura do Chile em 2016. A partida inicia às 21h45min e será disputada na Arena do Grêmio.
Esta será a primeira partida do tricolor em casa nesta Libertadores, e a expectativa é de casa cheia. Na estreia, os comandados de Renato Gaúcho venceram o Zamora, na Venezuela, por 2 a 0, e lideram o grupo 8 pelo saldo de gols. Já o time chileno, adversário desta noite, foi derrotado em casa na estreia para o Guaraní, do Paraguai, por escore mínimo.
O time gaúcho vive bom momento em abril. Nos três jogos realizados este mês, foram três vitórias, com oito gols marcados e nenhum sofrido. Na última quarta-feira, os reservas atuaram pela Primeira Liga e venceram o América-MG por 1 a 0, garantindo vaga nas quartas de final do torneio. Os titulares entraram em campo nos dois últimos finais de semana, contra o Veranópolis, pelas quartas de final do Gauchão. Sem dificuldades, o tricolor avançou às semifinais com um placar agregado de 7 a 0, sendo que a vitória do último sábado, por 5 a 0, foi a maior do campeonato até agora.
Renato Gaúcho definiu seus 11 titulares e vem dando sequência ao time. Léo Moura, que já marcou três gols com a camisa gremista, foi deslocado para o lado direito do meio-campo com o retorno do lateral Edílson ao time. Com isso, Ramiro voltou para sua posição original (volante).
O atacante Lucas Barrios marcou nas duas últimas vezes que entrou no segundo tempo e deve iniciar o jogo de hoje no banco de reservas novamente, já que Bolaños, Pedro Rocha e Luan têm dado boa resposta. Para o confronto contra o Iquique, a principal dúvida de Renato Gaúcho é em relação ao capitão Maicon, que ficou de fora do jogo de volta contra o Veranópolis e pode ser desfalque mais uma vez hoje à noite. Sem ele, Michel pode permanecer no time.
Assim, o Grêmio deve entrar em campo com Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Michel (Maicon), Ramiro, Léo Moura, Miller Bolaños e Pedro Rocha; Luan.
Confiante, tricolor exalta Léo Moura
Um dos gremistas que deve estar presente na Arena esta noite para empurrar o Grêmio contra o Iquique é Gabriel Pires Gonzaga, 19 anos. O torcedor confia na vitória do tricolor, mas não vê facilidade no confronto. “A expectativa é de vitória, mas de um jogo difícil. Me parece o adversário (Iquique) mais forte e conhecido do grupo. São os líderes do Campeonato Chileno”, enfatiza.
Quando o Grêmio anunciou a contratação de Léo Moura, Gabriel assume que não aprovou. Entretanto, com as atuações do experiente lateral/meia, o torcedor se rendeu à qualidade do reforço gremista para esta temporada. “Léo Moura foi a melhor contratação do Grêmio para esse ano. Renato Gaúcho conseguiu fazer ele voltar ao bom futebol dos tempos de Flamengo. Ele (Léo Moura) fez o Grêmio se acertar de novo pelo lado direito do campo. Não gostei quando o Grêmio o contratou, mas ele está jogando muito, entrou muito bem no time”, afirma.
Apesar de lamentar a provável ausência do capitão Maicon no confronto de hoje, o torcedor acredita que o time possa ficar mais eficiente com a entrada de Michel e elogia Lucas Barrios, opção “de luxo” no banco. “O time não muda muito (sem Maicon). Claro que, com sua ausência, o Grêmio perde em posse de bola, mas pode ficar mais eficiente. Então, para mim, o time ideal joga hoje. Barrios é um centroavante nato. Bola no pé dele é gol. Ainda falta um pouco para ser titular, mas é um reserva de luxo”, completa.
Torcedor vai conciliar o jogo com o trabalho
Como trabalha no turno da noite, o gremista Rodrigo Lermen, 21 anos, não poderá acompanhar o time do coração de perto. Entretanto, ele não vai deixar de assistir ao jogo mesmo estando em horário de trabalho. “A gente dá um jeito. Coloco a transmissão no computador do trabalho e acompanho.
Não dá para perder. Meus chefes sabem disso. A gente põe o jogo, mas não deixa de atender os clientes. Atendemos e depois assistimos”, salienta Rodrigo, que trabalha em uma farmácia da cidade.
Por se tratar de um jogo de Libertadores, o torcedor não vê o Grêmio favorito, mas aposta em Bolaños para o tricolor levar os três pontos. “Espero um jogo muito difícil, pois o adversário é o líder do Campeonato Chileno. O time (do Grêmio) está bem montado e postado em campo. Bolaños começou o ano voando. Temos tudo para sair com a vitória, mas não há favoritismo. Não existe isso nesse tipo de competição”, afirma.
Acreditando que Renato Gaúcho tenha definido o time titular, Rodrigo enaltece as opções do tricolor para o decorrer do jogo. “Provavelmente teremos o desfalque do Maicon, mas os reservas vêm correspondendo. No meu ponto de vista, o time está fechado. Quem quiser um lugar vai ter que brigar muito para entrar”, conclui.