Semifinal do Mundial de Clubes anima torcida do Grêmio e as expectativas são de um resultado positivo hoje
Após 22 anos de espera, hoje o Grêmio estreia no Mundial de Clubes, deixando a torcida eufórica. Na cidade de Al Ain, nos Emirados Árabes Unidos, o clube gaúcho irá enfrentar o time mexicano do Pachuca.
Já faz alguns anos que a torcida do Grêmio espera ansiosa por essa disputa. Desde 1995 o clube gaúcho não chega a um mundial. Muitos torcedores ainda nem tinham nascido quando o tricolor sofreu a derrota para o clube esportivo holandês Ajax Amsterdam. Com essa nova chance na competição, a esperança é que se repita a vitória do ano de 1983, quando o Grêmio ganhou o título de campeão do mundo, no jogo contra o time alemão do Hamburgo.
Enquanto muitos torcedores sentem a emoção de viver essa disputa pela primeira vez, outros recordam de um amor pelo time que ultrapassa gerações. É o caso do médico ortopedista Luiz Carlos Bolze, que já comemorou a vitória de um mundial, sofreu com uma derrota e hoje revive tudo novamente. A tradição tricolor o acompanha desde a infância, quando ia com seu pai ao Estádio Olímpico, em Porto Alegre, assistir às partidas.
Hoje o legado da família Bolze se eterniza. Na tarde de ontem, o filho do médico, Carlos Daniel Bolze, também ortopedista, desembarcou na cidade árabe para ver a partida história no estádio Hazza Bin Stadium. Apesar de Carlos Daniel ter ido sem a família, seu pai acredita que o sentimento de amor os manterá unidos durante o jogo. “Dizem que uma das missões de todos os filhos é realizar o sonho dos pais. Por isso, com certeza, estaremos lá junto com ele, eu, minha esposa, minha nora e meus netos”, comenta, emocionado.
Para quem não faz parte do voo fretado especialmente para o jogo, com mais de 280 lugares, só resta acompanhar a partida no bar ou cafezinho, como o aposentado Altemir Lemes, conhecido também como “Timito”. “Amanhã nós vamos ganhar do Pachuca, já apostei até 12 cafezinhos”, revela animado.
Por conta do horário da partida, às 15h (horário de Brasília), boa parte dos torcedores estarão trabalhando. Mas isso não é desculpa para não vibrar, como afirma a gerente de lojas Suzana de Quadros. “A gente acompanha como pode, mas, se for como o último jogo, vai ser tranquilo, espero que possamos vencer mais uma vez”.
O empresário Pedro Viana se adianta e manda um recado para os amigos colorados. “Caso o Grêmio não entrar nessa e ficar de vice, vocês ficaram de vice na segundona, nós de vice no Campeonato Mundial e assim fica elas por elas”, provoca o empresário.
Previsão de disputa acirrada
Apesar do otimismo da torcida do Grêmio com relação ao jogo de hoje, o treinador de futebol Diego Schons Kayser comenta sobre alguns riscos. “O Pachuca conta com um bom elenco. O principal jogador é Keisuke Honra e é com esse cara que o Grêmio tem que tomar cuidado, sem contar que esse é um time bem treinado e valorizado”, ressalta.
Assim como a maioria, o treinador torce por um resultado positivo para clube riograndense. Gremista de paixão, ele sonha em viver a emoção de comemorar um mundial pela primeira vez, já que, na primeira vez, ele nem era nascido. “Eu espero que a gente veja a estrela do Luan brilhar e que o Grêmio passe, se classifique e depois pegue o Real Madrid completo. A sorte está lançada”, arrisca Diego.
Na Libertadores
Zamora 0 X 2 Grêmio
Grêmio 3 X 2 Deportes Iquique
Guarani do Paraguai 1 X 1 Grêmio
Grêmio 4 X 1 Guarani do Paraguai
Deportes Iquique 2 X 1 Grêmio
Grêmio 4 X 0 Zamora
Godoy Cruz 0 X 1 Grêmio
Grêmio 2 X 1 Godoy Cruz
Botafogo 0 X 0 Grêmio
Grêmio 1X 0 Botafogo
Barcelona de Guayaquil 0 X 3 Grêmio
Grêmio 0 X 1 Barcelona de Guayaquil
Grêmio 1 X 0 Lanus
Lanus 1 X 2 Grêmio