Com o objetivo de ser campeão pelo Bahia, montenegrino Gian fará sua estreia na Copa São Paulo hoje à tarde. Foto: arquivo pessoal

Pontapé inicial. Atleta montenegrino vai disputar o torneio pela primeira vez

Campeonato de categorias de base mais tradicional do Brasil, a Copa São Paulo de Futebol Júnior chega a sua 50ª edição em 2019. Com 128 equipes neste ano, o torneio iniciou nesta quarta-feira e vai até o dia 25 de janeiro, dia do aniversário da cidade de São Paulo. Ao todo, são mais de três mil jogadores inscritos. Entre eles, está o montenegrino Giancarlo Gonçalves, o “Gian”, de 19 anos, que estreia hoje na competição com o Bahia.

Ansioso para disputar a Copinha pela primeira vez, o meio-campista acredita que o tricolor baiano tem condições de conquistar o título, que seria o primeiro do clube na competição. “Vamos brigar pelo título. Temos jogadores com bagagem, experientes em torneios de base. Nosso time é muito competitivo e está bem montado. Vejo que há grandes chances de vir coisas boas para nós nesse campeonato”, projeta.

A primeira apresentação de Gian e do Bahia na Copa SP acontece hoje, às 16h, contra o Boavista-RJ. Provável titular da equipe baiana, o atleta montenegrino não esconde a ansiedade pela estreia no tradicional torneio. “Pelo fato de ser a primeira vez disputando a Copinha e por ser a partida de estreia. Além disso, a competição tem uma grande importância, e isso gera uma ansiedade muito grande”, admite.

Além do Boavista, o clube baiano ainda vai enfrentar na primeira fase o Guarani-SP e o Taquaritinga-SP, equipe que sedia o Grupo 12. Na segunda rodada, o Bahia encara o Guarani, no sábado, dia 5, pela manhã, e na terceira rodada enfrenta os donos da casa, na próxima quarta-feira, dia 9.
“Não conheço muito os adversários, mas esperamos dificuldades. Nosso time é muito bom também, nesses últimos dias de treino elevamos bastante o nosso nível de competitividade, porque sabemos que tem muitos times bons na Copinha”, enfatiza o montenegrino.

A preparação do Bahia foi intensa nessas últimas semanas. O grupo de jogadores teve apenas duas folgas no Natal e passou a virada do ano treinando. O elenco desembarcou em São Paulo na manhã de ontem. “Treinamos nos dias 30, 31 e 1°. Estamos prontos. Vamos ter uma oportunidade de aprendizado muito grande aqui”, destaca Gian.

O meio-campista de Montenegro chegou ao Bahia em setembro do ano passado e se adaptou rapidamente. No final de 2018, foi vice-campeão da Copa do Nordeste Sub-20 pelo “tricolor de aço”. “Achei que a adaptação seria mais difícil, que levaria mais tempo, mas começou a dar tudo certo logo no início. Fui titular, fiz gol na estreia. Chegamos à final da Copa do Nordeste, o título não veio, mas a competição serviu como aprendizado”, conta.
O Bahia vai em busca do seu primeiro título da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Em 2011, foi derrotado pelo Flamengo na decisão e se tornou o primeiro clube do Nordeste a chegar na final da Copinha. O Bahia também foi a primeira equipe da região Nordeste do País a participar do torneio, na edição de 1972.

Carlinhos também representa Montenegro na Copinha
O meia Gian não é o único montenegrino na Copa SP deste ano. Com a mesma idade e na mesma posição, Carlos Edgar de Oliveira, o “Carlinhos”, também fará sua estreia no torneio hoje à tarde, pelo

montenegrino Carlos Edgar de Oliveira estreia hoje pelo Figueirense

Figueirense. Desde outubro de 2017 no clube catarinense, ele fará seu primeiro jogo na competição contra o CRB-AL, às 16h, na cidade de Itapira. O Figueira ainda vai enfrentar Botafogo-SP e Itapirense-SP pelo grupo 16.

Deixe seu comentário