Seis compromissos. Gurizada joga em Sarandi, Serafina Corrêa e Veranópolis
Com a temporada se aproximando do fim, todo jogo é de suma importância para a garotada do Fera. Neste final de semana, a equipe montenegrina terá jogos pelo Campeonato Gaúcho de Base e também pela Copa Serrana, em três cidades diferentes do Estado. Centenas de quilômetros serão percorridos entre sábado e domingo, em busca de pontos que deixarão o Fera perto do objetivo final.
No sábado, as categorias sub-10 e sub-11 vão a Sarandi, na viagem mais longa do ano, para enfrentar o Ipiranga, em confrontos pela penúltima rodada da fase classificatória do Módulo B do Gauchão de Base. A delegação montenegrina inicia o deslocamento no começo da manhã e deve desembarcar em Sarandi perto do meio-dia. Os jogos ocorrem na parte da tarde e a chegada em Montenegro está prevista para as 22h. A distância entre as duas cidades é de aproximadamente 300 km.
Com três vitórias em três jogos nesta fase do estadual, a sub-10 do Fera está virtualmente garantida na primeira colocação. Para confirmar a liderança, precisa de um empate nos dois jogos que restam (depois do Ipiranga, a equipe fecha a fase classificatória contra o Detroit). O adversário deste sábado tem apenas dois pontos no Módulo B, mas ainda almeja avançar às semifinais.

Técnico da sub-10, Jorge Rodrigues, o Jorginho, afirma que a garotada do Fera vai em busca dos três pontos em Sarandi para chegar bem nas semifinais e elevar a moral do grupo. “O time deles empatou duas vezes e não ganhou nenhuma. Analisando por esse lado, acredito que o desgaste da viagem seja nosso maior problema. Vamos para ganhar, manter os 100% de aproveitamento e chegar cada vez mais confiantes na próxima fase”, projeta.
A grande preocupação da comissão técnica do Fera para os duelos em Sarandi é a ansiedade que o longo percurso pode causar nos meninos. “São umas seis horas de viagem. Nessa idade, é difícil, obviamente uma hora vai ter a ansiedade de chegar e jogar. Não podemos deixar que isso nos atrapalhe na hora do jogo”, salienta Jorginho.
Surpreso com a evolução dos seus comandados no segundo semestre deste ano, o treinador da sub-10 elogia o desenvolvimento dos atletas. “De uma forma até me surpreendeu. Estamos fazendo coisas que pensei que levaria mais tempo para termos êxito. Estamos jogando firme, com mais confiança. O time aprendeu a lidar com as situações complicadas. Antes, a gente se assustava com o desafio. Agora, isso nos motiva”, ressalta.
Na quinta colocação com seis pontos, a sub-11 do Fera precisa vencer o Ipiranga para avançar às semifinais e continuar viva na briga pelo bicampeonato. O adversário está zerado no Módulo B, mas o técnico Julio César Machado, o Julinho, pede excelência neste jogo para os meninos da equipe montenegrina. “Vamos entrar muito concentrados, todos os jogadores sabem que precisamos da vitória. Não dá para vacilar, vamos para cima”, garante.
O treinador ressalta que o trajeto longo não pode ser desculpa e confia em seus atletas para voltar com a classificação assegurada. “A viagem será muito desgastante, mas faz parte. Não é desculpa. Temos que estar preparados para fazer um bom jogo e sair de lá com os três pontos. Confio demais neles”, completa Jorginho.

Sub-12 e sub-13 encaram maratona no domingo
A agenda das categorias sub-12 e sub-13 do Fera neste final de semana está tão desgastante quanto o calendário dos menores. No domingo, os montenegrinos têm dois compromissos fora de casa pela Copa Serrana. Pela manhã, enfrentam o Atlético Júnior, em Serafina Corrêa, e na parte da tarde vão a Veranópolis para duelar com o Planalto. Assim como no dia anterior, a saída da sub-12 e sub-13 de Montenegro está marcada para o início da manhã e o retorno à cidade previsto para o final da noite.