Ginásio Municipal de Maratá receberá a primeira rodada da Copa Transcitrus de Futsal. FOTO: Prefeitura de Maratá

Integração. Desejo antigo de Municípios e dos atletas, a mais nova competição regional iniciará em 22 de março

No dia 22 de março, uma sexta-feira, a bola irá rolar pela primeira rodada da mais nova competição do Vale do Cai: a 1ª Copa Transcitrus de Futsal. A abertura já está definida e irá ocorrer em Maratá. A competição contará com oito equipes que representarão os municípios de Salvador do Sul, Brochier, Poço das Antas, Pareci Novo, Harmonia, Paverama, Maratá e São José do Sul.

O responsável técnico pela competição, Gilberto Antônio Frigo, explica que na fase inicial da competição todos os municípios participantes receberão partidas. Para tanto, a primeira rodada será repetida no final, assim, cada time fará oito jogos e atuará em sua cidade ao menos uma vez. Todas as rodadas serão nas sextas-feiras. “Os quatro primeiros vão para a semifinal”, explica. Nesta fase, haverá jogos de ida e volta, com o primeiro ocorrendo na cidade do segundo melhor semifinalista e o segundo ocorrendo no município do time de melhor campanha. Em caso de empate, a vaga para a final será decidida diretamente nos pênaltis.

As equipes poderão inscrever 15 atletas, sob condição de que possuam algum vínculo com o município que representarão. Seja de emprego ou por votar na município. As cidades podem formar selecionados com seus melhores jogadores ou apontar o campeão municipal de futsal para representá-la.

Diversas reuniões entre prefeitos, secretários e líderes comunitários foram realizadas para organizar a competição. FOTO: Arquivo Pessoal

Gilberto revela que a ideia é justamente movimentar o esporte e integrar as comunidades que fazem parte da Rodovia Transcitrus, que liga o Vale do Caí ao Vale do Taquari. “Há mais tempo que queríamos promovê-la. Desejamos transformar ela numa competição tradicional”, destaca. Ele salienta que a ampliação do número de cidades participantes nas próximas edições não é descartada; assim como é plausível a criação de uma competição de futebol de campo em formato similar, no segundo semestre.

O secretário municipal de Turismo e Desporto de Maratá, Alexandro Haupenthal, revela que o projeto da Copa Transcitrus de Futsal vinha se desenhando desde 2017. “Enfim, se tornou realidade depois de muitas reuniões e conversas entre prefeitos, secretários e líderes comunitários”, comemora.

Observando que a competição esportiva irá integrar os municípios envolvidos, ele aposta que isso pode ser o pontapé inicial para outros projetos. “Poderemos futuramente ter a mesma integração em outros setores”, assegura. Alex cita como exemplo o turismo, que, segundo ele, também pode integrar da mesma maneira todos os municípios pelos quais a Transcitrus passa, se tornando uma rota e gerando emprego e renda.

Sobre Maratá ser a sede da primeira rodada, Alex diz que o Município se candidatou para sediar a abertura, com a intensão de inclui-la na programação do mês de aniversário do Município. Assim, os jogos conciliarão com as demais festividades previstas. “Ainda estamos na organização da abertura do evento, que com certeza deverá contar com algo especial para o público que estará presente”, adianta.

Jogos da abertura
Salvador do Sul x Brochier
Poço das Antas x Pareci Novo
Harmonia x Paverama
Maratá x São José do Sul

Deixe seu comentário