Treinada por Tiago Maratá, categoria 2005 se prepara para enfrentar o Caxias.

Reta final. Cinco categorias do projeto montenegrino entram em campo no sábado

A fase eliminatória do Campeonato Estadual Inovação de Futebol começa no próximo sábado, em Arroio do Meio. Representante de Montenegro na disputa, o Fera está com seis categorias na briga pelo título. Cinco delas entram em campo neste final de semana. A gurizada montenegrina segue a preparação e ajusta os últimos detalhes antes do início dos matas.

Os coordenadores e treinadores do Fera avaliam que o Estadual está mais competitivo neste ano, principalmente pelas participações da dupla Ca-Ju. “Está mais difícil, neste ano entraram equipes tradicionais do Estado, como Juventude e Caxias. O Cruzeiro é sempre um adversário bem complicado. Na categoria 2003/2004, o Esportivo vem muito forte na reta final”, analisa o coordenador Fábio Klein.

Um dos fatores que atrapalhou o desempenho da equipe montenegrina na temporada foi o excesso de chuvas, que atrasou o carnê do campeonato. “A pausa que tivemos foi um problema e pode nos prejudicar na fase eliminatória. Como seguimos o calendário de jogos e as outras equipes não, ficamos dois meses sem jogar”, lamenta o treinador Júlio César Machado, o Julinho, que comanda as categorias 2006 (atual bicampeã do Estadual Inovação) e 2008.
Apesar do longo período sem partidas, Julinho vê suas equipes preparadas para fazer bonito nos matas do torneio. “Serão grandes jogos. As duas categorias (2006 e 2008) estão fortalecidas em relação ao ano passado, assim como o campeonato em geral. O elenco da Sub-13 é muito forte, está sempre preparado. Já a Sub-11 vem evoluindo jogo a jogo, estamos encorpando o time. Porém, o favorito no confronto das quartas de final é o Sete de Setembro”, afirma.

Categoria 2003/2004 encara o Grêmio Flores da Cunha

Comandante das categorias 2005 e 2009, Tiago Schlingvein, o Maratá, minimiza as perdas no grupo da Sub-14 e confia na qualidade do plantel para levantar a taça novamente. “O time base continua praticamente o mesmo, apesar de perdermos algumas peças. Realizamos uma primeira fase com alguns jogos muito bons e outros abaixo. Agora, na fase decisiva, chegamos com força e focados no objetivo de buscar uma vaga na semifinal. Tudo que tinha que dar errado ficou no passado”, ressalta.

Tiago Maratá lembra que sua equipe é a atual campeã da categoria e elogia o adversário da seletiva. “Vamos mostrar nossa força novamente. Enfrentaremos a qualificada equipe do Caxias, tradicional no futebol gaúcho, mas sabemos que somos capazes de conquistar a vitória. Com a dupla Ca-Ju, o Estadual ficou bastante competitivo, mas temos totais condições de levantar a taça novamente”, completa.

Somente a categoria 2009 do Fera já está garantida nas semifinais. Neste sábado, a gurizada nascida em 2003/2004 abre as quartas de final contra o Grêmio Flores da Cunha, às 9h, no campo do União. Às 11h, a categoria 2007 do Fera encara o anfitrião Prata da Casa, no campo do Sete. Uma hora mais tarde, a 2006 duela com o Grêmio Flores da Cunha, também no campo do Sete. A garotada nascida em 2008 mede forças com o Sete de Setembro às 14h, no campo do União. No mesmo local, a 2005 encara o Caxias, às 15h.

Deixe seu comentário