Rafael Rosa (à frente) e Rodrigo Barreto (logo atrás) vão em busca da dobradinha em Santa Cruz do Sul. FotO: arquivo pessoal Rodrigo Barreto

Rodrigo Barreto e Rafael Rosa querem o título estadual antes da disputa do Pan-Americano

Expoentes do ciclismo no Vale do Caí, os atletas Rodrigo Barreto e Rafael Rosa vão em busca de mais uma conquista neste final de semana. Em Santa Cruz do Sul, a dupla disputa a final e a etapa única do Campeonato Gaúcho de Ciclismo. A prova acontece no Autódromo Internacional de Santa Cruz. Em 2018, Rodrigo e Rafael garantiram o título estadual na etapa única. O objetivo dos ciclistas para este ano é repetir o feito e conquistar o bicampeonato.

Para isso, a preparação tem sido intensa. A dupla treina diariamente em Montenegro, cerca de três horas por dia. No entanto, o envolvimento com o esporte é muito maior. “Respiramos ciclismo 12 horas por dia. Estamos preparados para buscar o bicampeonato gaúcho e acredito que conquistaremos a dobradinha novamente”, declara Rodrigo.

Dupla quer repetir 2018 e conquistar o bicampeonato gaúcho neste final de semana

Aos 31 anos, Barreto sofreu uma lesão em janeiro, o que comprometeu seu início de temporada. Ausente na primeira prova do Campeonato Gaúcho, o ciclista montenegrino está totalmente focado na etapa única de Santa Cruz do Sul. No último ano, o atleta foi campeão da categoria Estreante na prova de Resistência (70 minutos + duas voltas). Já Rafael subiu ao topo do pódio da categoria Elite, também na disputa de Resistência (140 minutos + duas voltas).

Os dois representantes de Montenegro ainda foram vice-campeões gaúchos na prova de Contra Relógio (CRI) em 2018. Neste ano, a disputa de CRI ocorre no sábado, enquanto a prova de Resistência será disputada no domingo. “Estamos na nossa melhor forma física”, enfatiza Rodrigo, que neste ano vai disputar a prova decisiva pela categoria Máster A (vale lembrar que, no último ano, o atleta estava na classe Estreante).

Depois da etapa derradeira em Santa Cruz do Sul, Rodrigo Barreto e Rafael Rosa viajam na quarta-feira (11), para Maringá, no Paraná, onde participarão do Pan-Americano de Ciclismo. Os atletas vão representar o Brasil na competição, que inicia na próxima segunda-feira, 9, e se estende até o outro domingo, dia 15. “Estaremos competindo com os melhores ciclistas das Américas”, ressalta Barreto, que vai disputar seu primeiro campeonato internacional na modalidade.

Assim como na final do Gaúcho de Ciclismo, a dupla de Montenegro vai correr nas provas de Resistência e Contra Relógio em Maringá. Rafael vai competir pela categoria Máster B1 (40-44 anos), enquanto Rodrigo está inscrito na categoria Máster A1 (30-34 anos).

Programadas para a próxima sexta-feira (13), as provas de Contra Relógio serão realizadas em um circuito de 22 km. As disputas de Resistência acontecerão no dia seguinte. O percurso de Rodrigo é composto por 90 km, já Rafael vai pedalar 81 km pela Máster B1.

Deixe seu comentário