Os dois confrontos realizados nesta terça-feira determinaram os últimos classificados para as quartas de final da Copa do Mundo. No embate europeu entre Suécia e Suíça, o meio-campista Forsberg marcou o único gol da partida, aos 20 minutos do segundo tempo, e garantiu os suecos na próxima fase: 1 a 0. Adversária do Brasil na estreia, a Suíça pressionou até o fim em busca do empate, mas parou na muralha amarela.
O confronto da tarde, entre Colômbia e Inglaterra, foi mais movimentado. As duas equipes não protagonizaram um grande duelo tecnicamente, mas emoção e raça não faltaram. Os ingleses abriram o placar logo no início do segundo tempo com o goleador da Copa, Harry Kane (agora com seis gols), em cobrança de pênalti. A Colômbia conseguiu a igualdade nos instantes finais, com o zagueiro-artilheiro Mina.
O empate em 1 a 1 levou a disputa da vaga para a prorrogação. Nos 30 minutos de tempo extra, porém, nada de gols. Com isso, Colômbia e Inglaterra decidiram nos pênaltis o último classificado para as quartas de final. O goleiro Pickford defendeu a última penalidade sul-americana, e Dier converteu para classificar os ingleses: 4 a 3.
No sábado, Suécia e Inglaterra duelam por uma vaga nas semifinais.