Caio Henrique, que atua como lateral-esquerdo e volante, está no radar tricolor para 2020. Foto: divulgação internet

De olho em 2020. Grêmio e Inter iniciam tratativas para reforçar seus elencos

O Campeonato Brasileiro chegou ao fim. Os jogadores da dupla Gre-Nal já estão de férias e agora o foco se volta para o trabalho de dirigentes e empresários. Nesta época, as especulações tomam conta do futebol nacional e os clubes mergulham no mercado para buscar reforços. Além de contratações, os agentes também negociam renovações de contrato, vendas e liberações.

Quarto colocado do Brasileirão e garantido na fase de grupos da Libertadores da América de 2020, o Grêmio deve fazer contratações pontuais para a próxima temporada. O clube buscará reforços para o gol, para as duas laterais, para o setor ofensivo de meio-campo e para o ataque. Sem perder tempo, a cúpula tricolor já iniciou conversas com vários jogadores que atuam no Brasil.

O goleiro pretendido pela direção gremista é Rafael, do Cruzeiro. Aos 30 anos, o jogador é reserva de Fábio e chegaria ao Sul para disputar a titularidade com o contestado Paulo Victor. O rebaixamento do time mineiro deve facilitar a negociação. Outro atleta do Cruzeiro que negocia com o Grêmio é o lateral-esquerdo Dodô, de 27 anos.

Volante argentino Damián Musto pode ser o primeiro reforço do Inter para o próximo ano. Foto: divulgação internet

Destaque do Fluminense na temporada, o jovem Caio Henrique, de 22 anos, também interessa ao tricolor gaúcho. Emprestado pelo Atlético Madrid-ESP ao clube carioca até o final deste ano, o jogador foi um dos melhores laterais-esquerdos do Brasileirão. Ele ainda atua como volante. Para a lateral-direita, o Grêmio negocia com Victor Ferraz, do Santos. O atleta tem 31 anos. Vale lembrar que Léo Moura e Rafael Galhardo não renovaram seus vínculos com o tricolor e Léo Gomes só deve retornar na metade do ano.

Para o setor ofensivo, a direção gremista tem interesse em dois jogadores do Palmeiras: o meia Raphael Veiga, de 24 anos, e o atacante Willian “Bigode”, de 33 anos. O clube gaúcho já realizou uma proposta ao Palmeiras por Veiga e recebeu sinal verde da direção alviverde, mas esbarrou nos valores pedidos pelo meio-campista.

Além de Léo Moura e Galhardo, outros dois jogadores não permanecerão na Arena em 2020: o volante Romulo e o centroavante Felipe Vizeu, que estavam emprestados ao Grêmio até dezembro.

Inter pode ter (novamente) excesso de gringos no elenco
Na metade deste ano, o Inter chegou a ter sete estrangeiros no elenco. Como a CBF só permite cinco jogadores de fora do país em uma mesma partida do Brasileirão (por clube), dois atletas colorados sempre ficavam de fora da relação. Atualmente, o Inter conta com os argentinos Victor Cuesta, D’Alessandro e Sarrafiore, o peruano Paolo Guerrero e o colombiano Trellez no plantel. O último não terá seu contrato renovado, enquanto os demais devem permanecer no clube.

O uruguaio Nico López foi vendido para o Tigres, do México, por aproximadamente 10 milhões de dólares. Outro jogador que deve ser negociado pelo Inter nos próximos dias, este brasileiro, é o volante Edenílson, que tem proposta do Al-Hilal, da Arábia Saudita. Muitos atletas serão liberados para permitir que a direção faça um grande investimento para a próxima temporada. Os dirigentes já afirmaram que não farão loucura, mas o plantel será bastante modificado.

Em 2020, o Inter será treinado pelo argentino Eduardo Coudet, que se despedirá do Racing no próximo final de semana. O novo comandante já indicou alguns nomes para a direção, como o do volante Damián Musto, velho conhecido do técnico. O jogador argentino de 32 anos está atualmente no Huesca, da segunda divisão da Espanha, e trabalhou com Coudet no Rosário Central-ARG e no Tijuana-MEX.

Outros estrangeiros que interessam ao Inter são o volante chileno Charles Aranguiz, que está no Bayer Leverkusen, o meia Ignacio Ferández, do River Plate, e o atacante Chará, do Atlético-MG. Do mercado nacional, o Inter tem interesse no lateral-esquerdo Victor Luís, do Palmeiras. A direção deve intensificar a busca por reforços, já que o clube vai disputar as fases preliminares da Libertadores, em fevereiro.

Deixe seu comentário