Campeões gaúchos, prodígios do stand up já pensam em 2018

Destaques na água. Trio montenegrino brilhou na Copa União deste ano

Mesmo que o futebol ainda seja a preferência absoluta entre a garotada e Montenegro tenha grandes valores dentro das quatro linhas, outro esporte, bem menos conhecido, ganhou notoriedade neste ano. O stand up paddle, praticado em rios, lagos e mares, é uma modalidade de destaque entre os jovens montenegrinos. Recentemente, dois garotos da cidade se sagraram campeões gaúchos de SUP, na cidade de Santa Maria.

O pequeno Augustho Dias Ignácio, 10 anos, iniciou sua trajetória no stand up paddle como uma brincadeira, subindo em uma prancha durante uma festa da família no final de 2016. Na sequência, seus pais compraram uma prancha para o menino. Pouco menos de um ano após sua primeira remada, o jovem faturou com sobras o título da Copa União de SUP na categoria kids, vencendo três das quatro etapas que participou.

Orgulhosa do filho, a mãe Débora Rocha Dias Ignácio, 37, ressalta a competitividade de Augustho, que conquistou as etapas de Ipanema, Entre Rios e Santa Maria, e ficou na terceira posição na etapa de Osório. “Nas provas, o Augustho vai até a mesa dos organizadores para ver quantos vão competir com ele, para ver quem são seus adversários. E ele não desiste, uma característica dele é a persistência. A Gisele, treinadora dele, diz que ele tem olhos de tigre”, diz.

Em um dos treinos de Augustho, o irmão mais velho, Ghabriel Dias Ignácio, 14 anos, pediu para dar uma volta com a prancha do pequeno. De olho nas remadas de Ghabriel, os treinadores de Augustho elogiaram a performance do irmão mais velho e sugeriram que ele também competisse. Não deu outra. Na etapa de Ipanema, em Porto Alegre, Ghabriel foi para a água e ficou na 2ª colocação da categoria sub-16.

Nas etapas seguintes, o atleta de 14 anos repetiu a segunda colocação em Osório e Entre Rios. Por fim, encerrou a temporada com a quarta posição em Santa Maria, resultado que o garantiu na vice-liderança da classificação geral de sua categoria. “Visamos o esporte em família. Todos querem chegar em primeiro, mas nem sempre é possível. Eles têm esse foco, de entrar na água e saber que têm que vencer. O Ghabriel é muito focado, sempre escuta os conselhos”, destaca a mãe.

Augustho e Ghabriel são alunos da equipe Kolling SupRace. Para o próximo ano, os jovens querem alçar voos mais altos. “Eles vão participar da Copa União e tentaremos colocar os dois no Campeonato Brasileiro. Vamos atrás de patrocínios. O empecilho é financeiro. Temos a vontade de aumentar a equipe”, conta Débora. “Não sabia nem se ia competir quando dei as primeiras remadas”, revela Augustho.

Murilo da Rosa fecha o ano sem ser derrotado

Stand Up Paddle, título, Copa União, Murilo da Rosa, prova
Murilo da Rosa faturou a Copa União em duas categorias neste ano

“Foi além das expectativas. Nunca pensei que chegaria ao título estadual quando andei de caiaque no início de 2016”, disse o jovem Murilo da Rosa, 14 anos, sobre sua temporada de estreia no stand up paddle. Mesmo que tenha competido pela primeira vez neste ano, o atleta montenegrino se destacou, venceu todas as etapas da Copa União e conquistou o título das categorias iniciante e sub-16.

Treinado por Sandro Branco e Gisele Motta, os mesmos professores dos irmãos Augustho e Ghabriel, o talentoso Murilo enaltece o trabalhos dos treinadores, relembra de sua melhor prova na temporada e afirma que o segredo do sucesso é a prática. “Os professores me ensinaram bastante durante o ano sobre as remadas. Em Entre Rios foi minha melhor prova, ganhei com dois minutos de vantagem. Em Porto Alegre, a mais difícil, devido ao vento forte. O treinamento é o segredo”, salienta o garoto, que treina de uma a duas vezes por semana.

Para a próxima temporada, Murilo sonha alto. Além de vencer o Race Pró, onde terminou em segundo neste ano, o atleta quer disputar dois outros campeonatos fora do Estado. “O objetivo para 2018 é ganhar o Race Pró, disputar o Brasileiro e o Catarinense na categoria júnior, que tem adversários mais fortes”, completa.

Detentor de dois títulos gaúchos neste ano, Murilo da Rosa é patrocinado por Renauto Auto Center, Buffet Caça e Pesca, Comauto, Clube Caça e Pesca, e Kolling SupRace.

Últimas Notícias

Destaques