Pâmela Rosa, Rayssa Leal e Letícia Bufoni estão entre as principais skatistas do planeta. Foto: divulgação CBSk

Novidade em Tóquio, modalidade pode ser o carro-chefe das medalhas do Brasil

Novidade no calendário dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o skate será uma grande atração para os brasileiros. Além de ter 12 atletas representando o País na estreia da modalidade no evento, o horário das disputas também “favorece” a torcida verde e amarela. As competições do skate terão início sempre às 9h da manhã pelo horário japonês (21h do dia anterior pelo horário de Brasília). Em Montenegro, muitas pessoas praticam o esporte e devem acompanhar, pela telinha, o desempenho dos skatistas do Brasil no evento.

A estreia da modalidade nas Olimpíadas é cercada de grandes expectativas pelos atletas brasileiros. Com seis skatistas do país na categoria Street e outros seis na Park, a projeção do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) é que o esporte seja o carro-chefe das medalhas do Brasil em Tóquio. Uma das principais favoritas ao ouro, Rayssa Leal é a atleta mais jovem da delegação brasileira no Japão, com apenas 13 anos de idade. Ela vai competir na categoria Street, assim como Pâmela Rosa e Letícia Bufoni, outras candidatas a medalha nos Jogos.

No masculino, os brasileiros que chegam melhor em Tóquio são Pedro Barros e Luiz Francisco, ambos na categoria Park. Além do Brasil, somente os Estados Unidos, principal potência olímpica, confirmou o limite de 12 vagas por país na modalidade.

Ao todo, as categorias Park e Street terão 20 competidores por gênero (Feminino e Masculino). As disputas serão divididas em classificatórias e final – os oito melhores disputarão o pódio –, com as duas fases acontecendo em um mesmo dia. O skate terá quatro dias de competição (um para cada modalidade e categoria): no dia 24 de julho (no Brasil) ocorre a estreia do esporte, com o Street Masculino; dia 25 de julho tem o Street Feminino; dia 3 de agosto acontece a disputa do Park Feminino; e, por fim, no dia 4 de agosto será disputado o Park Masculino.

Em Montenegro, o skate é um esporte muito
praticado pelos jovens. Foto: arquivo Ibiá

Os Jogos Olímpicos de Tóquio começam oficialmente na próxima sexta-feira, dia 23, com a cerimônia de abertura. Antes disso, porém, as equipes (feminina e masculina) do Brasil estreiam na disputa do futebol. A mulherada brasileira entra em campo nas primeiras horas desta quarta-feira (no horário de Brasília), para enfrentar a China, às 5h. Os homens estreiam nesta quinta, às 8h30min (também de Brasília) contra a Alemanha.

Skatistas brasileiros em Tóquio
Skate street

Kelvin Hoefler
Felipe Gustavo
Giovanni Vianna
Pâmela Rosa
Rayssa Leal
Letícia Bufoni
Skate park

Pedro Quintas
Pedro Barros
Luiz Francisco
Yindiara Aps
Dora Varela
Isadora Pacheco

Deixe seu comentário