Delegação brasileira quebrou o recorde de medalhas em Lima. Foto: Jonne Roriz / divulgação COB

Os Jogos Pan-Americanos de 2019, disputados em Lima, no Peru, chegaram ao fim no último domingo. Nesta edição, o Brasil teve seu melhor desempenho na história e fechou a competição no segundo lugar no quadro de medalhas, atrás apenas dos Estados Unidos, que ficaram no topo do ranking pela 16ª vez em 18 edições do Pan. A delegação brasileira nunca havia conquistado tantas medalhas como neste ano. Foram 55 ouros (recorde), 45 pratas e 71 bronzes, um total de 171 medalhas.

O Brasil teve resultados expressivos nos esportes individuais. Na natação, os atletas brasileiros conquistaram 30 medalhas. No atletismo, foram 16 pódios. Na ginástica artística, 11 medalhas foram conquistadas pelos competidores do Brasil. Os atletas do País também fizeram bonito no judô, subindo no pódio em dez oportunidades. O ótimo desempenho em Lima ainda garantiu 29 brasileiros nas Olimpíadas de Tóquio, que acontecem em 2020.
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) espera levar uma delegação de aproximadamente 260 atletas para os Jogos Olímpicos. Até o momento, 104 já estão classificados para representar o País no Japão.

Deixe seu comentário