Atleta de 61 anos supera limites e dá exemplo aos mais jovens

Determinação. Silvério Nabinger foi campeão da TTT no final de janeiro

O atletismo é um esporte que une superação, paixão, amizade e saúde. Para muitos praticantes, o objetivo principal é bater as próprias metas, deixando em segundo plano a busca por um lugar no pódio. É o caso do montenegrino Silvério Guilherme Nabinger, que, ao superar suas marcas pessoais, tornou-se um dos expoentes da modalidade no Vale do Caí, aos 61 anos de idade.

Recentemente, no último domingo de janeiro, Silvério correu a exaustiva Travessia Torres Tramandaí (TTT). Determinado, o atleta não foi ao litoral apenas para participar. Ele foi o único montenegrino a completar os 82 quilômetros da prova correndo “solo”. De quebra, foi o campeão da sua categoria (acima de 60 anos). “Foi a corrida mais difícil que já participei. Estava muito calor, perdi quase cinco mil calorias nessa prova. Com certeza, foi meu maior desafio” afirma o corredor, que concluiu o percurso em 11 horas e 45 segundos.

A preparação de Silvério para a TTT iniciou em agosto e foi coordenada por sua personal trainer, Patrícia Atkinson. “Devo muito da minha evolução ao treinamento da Patrícia. É uma das principais responsáveis pelos meus resultados. Durante a TTT, nunca passou pela minha cabeça desistir da prova. A equipe (PA Runners) estava torcendo muito para eu completar o trajeto. Isso é uma motivação extra”, ressalta.

Silvério começou a correr em novembro de 2013. Sua primeira prova foi a Corrida Noturna do Sesc. De lá para cá, o atleta já conquistou cerca de 70 medalhas. “Na época, minha nutricionista sugeriu que eu entrasse em uma academia. Após um tempo treinando, o pessoal do Sesc me convenceu a correr. Fiz os 5 km da prova noturna em 24 minutos e 27 segundos”, relembra.

O grupo PA Runners foi formado em junho de 2018 e vem crescendo cada vez mais. Além de incentivar os colegas de equipe, Silvério também motiva a família a correr. A esposa Eliane Terezinha Ramos Nabinger, que antes fotografava as corridas, agora participa junto com Silvério. A filha Daniela Nabinger também está começando a correr. “Antes eu não me imaginava correndo. Acabei me achando no atletismo. Alguns membros da PA brincam que, quando crescerem, querem ser igual a mim (risos)”, conta.

Em grande fase, Silvério ainda não sabe qual será sua próxima prova, mas uma coisa é certa: ele não quer parar de correr tão cedo. “Enquanto puder, vou correr. Ainda não estou pensando em fazer a TTT de novo. Neste ano, quero disputar a Maratona Internacional de Porto Alegre. O atleta sempre busca melhorar a sua própria marca, se vai ganhar a prova ou não, é secundário. O fato de se superar já é uma motivação”, enaltece.

O atleta de 61 anos começou a temporada 2019 no mesmo ritmo do último ano, que já foi repleto de conquistas. Em 2018, o montenegrino foi campeão da Maratona de Porto Alegre, conquistou o segundo lugar da Summer 48k e venceu a Maratona do Vinho, na Serra. “Hoje, meu plano de saúde é a academia e a corrida. Os amigos e o grupo me apoiam bastante. O carinho e o estímulo são muito importantes, não tem o que pague”, completa.

Personal destaca o foco de Silvério para completar a TTT
Coordenadora da equipe PA Runners, Patrícia Atkinson acompanhou de perto a preparação de Silvério para a TTT. Ela admite que era contrária à participação solo do atleta na prova, mas ressalta a determinação do corredor para completar o percurso. “O Silvério tem uma cabeça ótima para quem corre, esse é o grande diferencial. Tem que estar muito focado para abdicar de finais de semana com a família e com os amigos para ficar horas e horas treinando. Não é fácil e não é para qualquer um. Quem corre sabe disso”, frisa a personal trainer.

Atleta de 61 anos já conquistou cerca de 70 medalhas no atletismo. Foto: arquivo pessoal

Últimas Notícias

Destaques