O skatista montenegrino vai viajar pela primeira vez para fora do país Fotos: Thiago da Luz

Montenegrino Josiel Müller ficará mais de um mês em Barcelona, na Espanha

Prestes a realizar um sonho, o jovem Josiel Müller, 21 anos, não vê a hora de embarcar rumo à Europa, para sua primeira viagem internacional. Domingo pela manhã, o skatista de Montenegro parte para a Espanha, onde ficará por 43 dias, participando das mais importantes competições do esporte radical ao lado de grandes nomes do skate.

Josiel vai viajar junto a quatro amigos, mas ele é o único montenegrino do grupo. Pronto para a viagem, o skatista diz que Barcelona é, ao lado da Califórnia, o lugar onde todos os praticantes e fãs do esporte sonham ir. “A ficha não cai, só vai cair mesmo quando entrarmos no avião. Barcelona é o lugar onde todos que andam de skate desejam ir”, destaca.

De domingo até o dia 20 de junho, Josiel viverá dias inesquecíveis no Velho Mundo. A viagem será realizada nesta época do ano porque, na Espanha, a temporada de competições de alto nível ocorre justamente entre maio e junho. O grande desejo do montenegrino é participar do Street League Skateboarding — maior campeonato de skate do mundo. O torneio é para skatistas convidados, mas Josiel tem esperanças em fazer parte deste campeonato. “Vivo a expectativa de participar, sem dúvidas. Pode ter uma seletiva para skatistas não convidados, como normalmente acontece”, frisa.

Josiel está pronto para mostrar todo seu talento em Barcelona

Além de eventos e campeonatos em Barcelona, Josiel e seus amigos também devem ir à França para competir em um torneio. “Acredito que participaremos de um campeonato em Paris também. A princípio, iremos de ônibus da Espanha para lá”, acrescenta.

O montenegrino deixou a cidade nesta segunda-feira e foi terminar sua preparação para a viagem em Novo Hamburgo, onde ficará até o final de semana. No Vale do Sinos, Josiel tem adotado uma rotina semelhante àquela que terá na Europa. “Estou acordando cedo e andando de skate todos os dias essa semana como forma de treinamento. Faço ainda uma corrida pela manhã e me alimento bem para chegar bem na Espanha”, enfatiza.

Nos primeiros quatro meses de 2017, o skatista participou de poucos campeonatos, pois o foco é único e exclusivo na Europa. Josiel ressalta que recebeu informações da Espanha de amigos que já foram para o país e também de vídeos que assistiu. Ele espera uma adaptação rápida, mas teme pela comunicação. “Só estando lá para ver a realidade. Verei que tudo que assisti nos vídeos é real. Estou vendo séries e filmes pelo menos uma vez por semana para aprimorar o idioma, que talvez seja a maior dificuldade lá.”

Ansioso, o jovem de 21 anos está com tudo pronto para a viagem. “Não estou com problemas para dormir ainda, mas a cada dia que passa, fico mais ansioso. Não aguento mais ficar olhando para minha mala. Ela já está pronta, quero levá-la logo para o aeroporto”, brinca Josiel.

Deixe seu comentário