Depois de um ano com muitas competições canceladas e interrompidas em 2020 por conta da pandemia do novo coronavírus, 2021 foi de retomada no esporte. Campeonatos voltaram a ser realizados, atletas voltaram a competir e muitos esportistas locais tiveram destaque neste ano. Por falar em retomada, Montenegro voltou a ter, em 2021, a disputa do Campeonato Municipal de Futebol, que não era realizado na cidade há quase uma década.

O ano teve muitos lutadores, corredores e pilotos da região no topo do pódio, treinador montenegrino assumindo uma seleção de futebol, zagueiro da cidade realizando um sonho de criança ao jogar no exterior, e várias equipes levantando taças nos gramados e nas quadras da região.

Por outro lado, 2021 foi um ano melancólico para os torcedores da dupla Gre-Nal. No final de fevereiro, o Inter bateu na trave na disputa do título do Brasileirão e ficou com o vice-campeonato. Em março, o Grêmio foi superado pelo Palmeiras na decisão da Copa do Brasil. E recentemente, na segunda semana de dezembro, o tricolor foi rebaixado pela terceira vez em sua história para a Série B. É hora de relembrar os principais acontecimentos do esporte este ano:

Janeiro
Dia 9 – Representante do Rio Grande do Sul, o lutador faixa preta Luciano Pinto conquistou o título do desafio Half Guard, em Araranguá-SC.

FOTO: Arquivo/Jornal Ibiá

Fevereiro
Dia 7 – A dupla formada por Daniel e Marcelo Hulk, de São Sebastião do Caí, sagrou-se campeã do Torneio Cantegril/DMF Esportes de Futevôlei, realizado no Cantegril Clube.
Dia 14 – Ciclista pareciense Rafael Rosa venceu a etapa de abertura da Copa União de Ciclismo, em Farroupilha, na categoria Elite.

Dia 19 – Trans Brothers venceu o Expulsos do Bar por 6 a 4 e conquistou o título da Copa Luiz de Oliveira, o torneio de verão do Grêmio Gaúcho, na categoria Força Livre. Já na categoria Veterano, a taça ficou com o Ellite, que superou o Tricolor por 6 a 1.

Dia 20 – Torneio de futebol sete de verão do Cantegril foi suspenso por conta do avanço da pandemia no Estado. Pelo mesmo motivo, a Copa Cilon Orth de Futebol Sete, disputada no Clube Riograndense, também foi paralisada.

Dia 25 – Inter ficou apenas no empate com o Corinthians no Beira-Rio e deixou escapar o título do Campeonato Brasileiro. A taça foi conquistada, pelo segundo ano seguido, pelo Flamengo.

Março
Dia 7 – Grêmio foi derrotado pelo Palmeiras por 2 a 0 na final da Copa do Brasil e ficou com o vice-campeonato do torneio. No jogo de ida, os paulistas já haviam vencido, pelo placar de 1 a 0.

Dia 17 – Sesc Montenegro adaptou sua academia para alunos recuperados da Covid-19 e desenvolveu a modalidade Sesc Fitness, com treinos individualizados para atender as necessidades de cada aluno.

Abril
Dia 7 – Em tour pelo Vale do Caí, delegado regional da FIEP-RS, Everton Deiques, expôs iniciativas e projetos esportivos desenvolvidos pela federação.

Maio
Dia 9 – Zagueiro montenegrino Eduardo Kunde fez sua estreia oficial pelo SC Sagamihara, do Japão. Realizando um sonho de criança, o atleta concedeu entrevista exclusiva ao Ibiá e falou sobre as primeiras impressões no país asiático.

Dia 20 – Clubes sociais de Montenegro (Cantegril e Grêmio Gaúcho) confirmaram o retorno dos campeonatos de futebol sete, a partir do novo sistema de monitoramento divulgado pelo Governo do Estado, que possibilitou algumas flexibilizações no esporte.

Dia 30 – Montenegro sediou a 17ª Copa União de Ciclismo, prova que aconteceu na rua Osvaldo Aranha e reuniu ciclistas de vários cantos do Estado.

Junho
Dia 5 – Peludos FC venceu o 21 de Julho pelo placar de 3 a 0 e levantou a taça do Torneio de Verão do Cantegril na categoria Força Livre. Na Recopa, o título ficou com o Vila Sapo, que superou o Cosmos nos pênaltis.

Dia 12 – DMF sagrou-se campeão da categoria Sênior no Torneio de Futebol Sete do Cantegril. A equipe venceu o Turma dos Entas por 4 a 2 na final.

Dia 12 – Meninas do G.E. Municipal disputaram amistosos com as Gurias Coloradas em Montenegro, no campo do Municipal.

Dia 15 – Celtic superou o Os Assunções por 3 a 1 e faturou o título da 1ª edição da Copa Cilon Orth de Futebol Sete, no Clube Riograndense.

Dia 20 – Categorias Sub-17 e Sub-20 do G.E. Municipal fecharam suas participações na fase eliminatória do Gauchão Sulicampe. A Sub-17 foi superada pelo EC Igrejinha por 3 a 1, enquanto a Sub-20 do Municipal empatou com o S.E.R. Santos sem gols (adversário tinha a vantagem do empate).

Dia 26 – Os lutadores Gabriel Caetano Torres, Arieli Martins, Giovana Schons, Eduarda Amaral e Jucy Saldanha, da equipe Nitro Blackbox, de Montenegro, foram campeões em suas categorias no Canoas Boxing Stadium, campeonato de muay thai realizado em Canoas.

Julho
Dia 3 – Eduardo Bragaglia, de Porto Alegre, venceu a etapa de Montenegro do Circuito Gol a Gol da Poker. Disputa ocorreu no Cantegril Clube.

Dia 4 – Rústica do Padroeiro reuniu 133 atletas na localidade de Campo do Meio, no interior de Montenegro. Corredores de cidades da Serra, do Vale do Caí e da capital participaram do evento.

Julho
Dia 5 – Em reunião, a Diretoria de Desporto confirmou a retomada do Campeonato Municipal de Futebol em Montenegro, após quase uma década sem a realização da competição.

Dia 18 – O jovem lutador Yustos Techeira venceu as duas lutas que disputou e se sagrou bicampeão brasileiro de jiu jitsu, na cidade de Embu das Artes, em São Paulo.

Dia 24 – Red Beats venceu o Ambev por escore mínimo e conquistou o título do Torneio de Verão do Cantegril na categoria Feminina.

Agosto
Dia 7 – Cerca de 120 ciclistas participaram da Pedalada Solidária, em Pareci Novo. Evento arrecadou mais de 150 litros de leite, 100 agasalhos e 50 kg de alimentos não perecíveis.

Dia 15 – Três partidas marcaram a abertura – e retomada – do Campeonato Municipal de Futebol em Montenegro. A primeira rodada do certame foi disputada no campo do Renner.

Dia 15 – Atletas da equipe Pinto BJJ conquistaram 17 medalhas na Copa Prime Evolution de Jiu Jitsu, em Porto Alegre.

Dia 20 – Montenegro sediou a primeira edição da Copa Metropolitana Rádio Imperial Web, torneio que reuniu 10 equipes, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, e teve como campeão o Vasquinho, de Portão, nas categorias Sub-15 e Sub-17.

Dia 24 – Tamires da Silva, representante da equipe Feras, venceu o concurso da Musa do Campeonato Municipal de Montenegro, ao receber 1.433 votos.

Dia 29 – Sandro Branco, o Xerife, e Gisele Motta conquistaram o bicampeonato do BR4all Virtual de SUP. A dupla de São Sebastião do Caí superou adversários de todos os cantos do Brasil para faturar o título.

Setembro
Dia 12 – Expulsos do Bar goleou o Amigos do Tione por 6 a 1 e conquistou o título do Campeonato de Futebol Sete do Grêmio Gaúcho na categoria Veterano.

Dia 19 – Após quase dois anos sem competir, o corredor Cezar Camillo voltou às pistas e conquistou o título da Corrida da Independência, em Canoas.

Dia 25 – Lutador montenegrino Diego Avila voltou a lutar depois de três anos, superou Carlos Borracha e conquistou o título do Attack Fight, maior evento de muay thai do Brasil. A competição ocorreu em Canoas.

Diego Avila. FOTO: Arquivo/Ibiá

Outubro
Dia 1° – Técnico montenegrino Mano Pölking aceitou convite para assumir a seleção de futebol da Tailândia. Antes de embarcar, ele concedeu entrevista exclusiva ao Ibiá e falou sobre sua trajetória no mundo da bola, seu estilo de jogo preferido e suas inspirações no futebol.

Dia 1° – Montenegro sediou o curso Ronda do Paradesporto, promovido pela Diretoria de Desporto, em parceria com a FIEP-RS e a Associação Esporte Mais. Uma das atrações do evento foi o jogador de goalball paralímpico Alexander Celente, medalhista de prata nas Paralimpíadas de Londres, em 2012.

Dia 9 – Expulsos do Bar aplicou 7 a 0 sobre o Unidos pela Gelada na final do Campeonato de Futebol Sete do Grêmio Gaúcho e aumentou sua coleção de troféus conquistados no clube.

Dia 14 – Fase Boa conquistou o título do Campeonato de Futebol Sete do Riograndense na categoria Máster, ao derrotar o Grenal por 2 a 1 na decisão.

Dia 30 – Jamaicanos venceu o +QD+ por 1 a 0, com gol marcado no final da partida, e conquistou o título inédito da Série A do Campeonato de Futebol Sete do Cantegril. Pela Série B, o Atlético Montenegro conquistou o título ao superar o Cramulhão. Na Recopa, a taça ficou com o Bebbum Line.

Novembro
Dia 4 – Chelsea venceu o Medonhos por 3 a 2 e se sagrou o primeiro campeão do Campeonato de Futsal do Riograndense. A equipe não perdeu nenhum jogo durante a campanha vitoriosa.

Dia 6 – Montenegrino Diego Avila, da equipe Nitroblackbox, conquistou o cinturão do The Contenders de Muay Thai, em Portão. O lutador derrotou Gabriel Davi por nocaute no quarto round. No mesmo evento, Giovana Schons, Eduarda Amaral, Matheus Moraes, Murillo Moraes e Nicolas Machado também foram campeões.

Dia 14 – Um dos expoentes do ciclismo no País, o pareciense Rafael Rosa se tornou bicampeão brasileiro da modalidade ao vencer a etapa única da prova de Resistência, pela categoria Máster B. A competição foi disputada em Goiânia-GO.

Dia 19 – Selecionado de Brochier superou Harmonia nos pênaltis e levantou a taça da 2ª edição da Copa Transcitrus de Futsal.

Dia 24 – Projeto “Vôlei Transforma” foi lançado em Montenegro, no ginásio Cilon Orth, no Clube Riograndense. O ato de lançamento contou com a presença dos campeões olímpicos Gustavo Endres e Fofão, além de atletas que colocaram o nome de Montenegro na história do voleibol gaúcho.

Dia 26 – Máfia da Pimenta, Máxi Maratá e Loucos Para Sair de Casa se sagraram campeões do 17° Campeonato Municipal de Futsal de Maratá. A competição foi disputada no ginásio localizado no Parque da Oktoberfest.

Dia 27 – João Gabriel Wovst, o Bolachinha, conquistou o título do Campeonato Gaúcho de Motocross, na cidade de Gentil. Ele já havia sido campeão do Estadual de Velocross na semana anterior.

Dia 28 – 21 de Julho levantou a taça do Campeonato Municipal de Futebol de Montenegro na categoria Força Livre. Na final, a equipe venceu o São Pedro por 1 a 0. Na categoria Veterano, o título foi conquistado pelo São Pedro, que goleou o Real Madrid da Firma na decisão.

Dia 28 – Isaac Lima (duas vezes), Mari Lopes, Lira Techeira, Arthur Teixeira e João Pedro Gadini se sagraram campeões mundiais de jiu jitsu, em São Paulo. Os lutadores da equipe montenegrina Pinto BJJ deram shows nos tatames da capital paulista.

Dezembro
Dia 2 – Chelsea venceu o Celtic por 3 a 0 e conquistou – de forma invicta – o troféu do Torneio de Futebol Sete do Riograndense, na categoria Força Livre.

Dia 4 – DMF ergueu a taça da categoria Sênior do Campeonato de Futebol Sete do Cantegril ao vencer o Turma dos Entas nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal.

Dia 9 – Grêmio venceu o Atlético-MG por 4 a 3 na Arena, mas amargou seu terceiro rebaixamento para a Série B na história. O tricolor ficou 37 das 38 rodadas do Campeonato Brasileiro no Z-4 e disputará a segunda divisão em 2022.

Dia 11 – Em Vale do Sol, João Gabriel Wovst, o Bolachinha, faturou o título da Copa dos Vales de Velocross. O jovem piloto montenegrino venceu as sete etapas da competição.

Dia 12 – Ijuí superou o Sesc de Camaquã por 3 a 1 e levou o título do Campeonato Gaúcho Feminino de Futebol Sete, realizado em Montenegro. A final ocorreu no campo do América. O G.E. Municipal representou a cidade anfitriã na disputa.

Dia 12 – A dupla montenegrina formada por André Vanin Bazi (Rato) e Antônio Rodrigues (Bozó) ficou com a segunda colocação geral do Circuito Sesc Vale do Taquari de Vôlei de Praia. A etapa final ocorreu em Santa Clara do Sul.

Dia 18 – Ellite superou o Trans Brothers por 3 a 2 e conquistou o título da Série Ouro do Campeonato de Futebol Sete do Grêmio Gaúcho. Na Série Prata, o título ficou com o Unidos, que derrotou o Os Restos na final.

Dia 18 – 21 de Julho levantou a taça da Série A do Campeonato de Futebol Sete do Cantegril ao superar o Vila Sapo nos pênaltis. Na final feminina, o Só Risos levou a melhor sobre o Atenas, também nas penalidades. A decisão da Recopa também foi decidida nos pênaltis, e o +QD+ conquistou o troféu ao derrotar o Jamaicanos.

Dia 19 – O jovem piloto Bolachinha fechou o ano com chave de ouro conquistando o título do Sul Brasileiro de Velocross, em Arroio do Meio.

Deixe seu comentário