Assim como em todas as áreas, o ano de 2020 foi bastante atípico no esporte. Poucas competições foram concluídas, várias sequer foram iniciadas e algumas ainda estão em andamento. Em Montenegro, os pequenos Yustos e Lira Techeira confirmaram suas ascensões no jiu jitsu, o maratonista Luciano Enick se superou nas pistas e a gurizada do Fera entrou em campo oficialmente apenas nos primeiros meses do ano.
A pandemia interrompeu os campeonatos de futebol sete nos clubes sociais – que só foram concluídos na semana do Natal – e atrasou as competições estaduais, nacionais e sul-americanas. O Grêmio conquistou o tricampeonato gaúcho e ainda briga pelo título em outras duas frentes. Já o Inter tem apenas o Campeonato Brasileiro em disputa até o final da temporada. Confira abaixo os principais destaques do esporte em 2020:

Janeiro
Dia 16 – Categoria 2009 do Fera conquistou o título da 2ª Copa Salvador do Sul, ao vencer o Manchester, equipe local, na grande final, nos pênaltis.

Dia 25 – Entre as dezenas de atletas montenegrinos que disputaram a tradicional Travessia Torres-Tramandaí (TTT), o maratonista Luciano Enick se destacou. Ele superou a obesidade, eliminou 80 quilos em menos de dois anos e completou a prova de 82 quilômetros correndo solo.

Dia 26 – Os pequenos Yustos Techeira e Lira Techeira foram campeões do Open Kids de Jiu Jitsu, em Arroio do Silva-SC, vencendo todas as lutas por finalização.

Foto: arquivo pessoal Cleusa Kunrath

Fevereiro
Dia 14 – Trans Brothers conquistou o título da Copa Verão do Grêmio Gaúcho, ao vencer o Real Promorar por 4 a 1 na grande final. O Amigos do Tione foi campeão da Recopa, ao superar o É Nóis nas Quartas pelo placar de 3 a 2.

Dia 19 – +QD+ se sagrou campeão do Torneio de Verão do Cantegril na categoria Força Livre. Na partida decisiva, a equipe superou o Medonhos FC nos pênaltis, após empate sem gols no tempo normal. Pela categoria Feminina, a mulherada da Genifer Sports/Enigma fez a festa, ao derrotar o Red Beats por 2 a 0 na final.

Dia 28 – Tok de Bola, Deportivo e Internacional foram os campeões da Copa Bohemia de Futebol de Areia, em Maratá. Pela Força Livre, o Tok de Bola superou o Chelsea nos pênaltis na grande decisão, em duelo montenegrino. Pela categoria Misto Municipal, o Deportivo derrotou o Esperança, também nos pênaltis. O título da categoria Sub-20 também foi decidido nas penalidades, após empate no tempo normal. O Internacional, de Paverama, levou a melhor sobre o Porto, de São Sebastião do Caí.

Dia 29 – Luciano Pinto se sagrou bicampeão do Abu Dhabi Continental Pro South America, em Gramado. O lutador montenegrino de jiu jitsu venceu suas duas lutas sem sofrer nenhum ponto e subiu ao topo do pódio, assim como em 2019.

Foto: arquivo pessoal Luciano Pinto

Março
Dia 12 – Grêmio e Inter se enfrentaram pela primeira vez na história da Libertadores da América. O clássico Gre-Nal, realizado na Arena, pela fase de grupos, terminou empatado em 0 a 0, e infelizmente ficou marcado pela confusão generalizada nos minutos finais, que culminou com a expulsão de oito jogadores.

Dia 15 – São José e Juventude conquistaram o título do Campeonato Municipal de Futebol de Pareci Novo. Pela categoria Veterano, o Juventude da Várzea venceu o Guarani de Despique por 2 a 0 na decisão. Já nos Titulares, o São José, do Centro, tirou a invencibilidade do Internacional, de Bananal, (1 a 0) para levantar a taça.

Dia 16 – Paralisação das competições esportivas devido à pandemia do novo coronavírus. Além do Campeonato Gaúcho e da Libertadores, os campeonatos de futebol sete do Cantegril e do Grêmio Gaúcho, a Copa Transcitrus de Futsal, a Copa Integração e a Aslivata, e o evento MTB no Parque, foram suspensos. A Copa América e a Eurocopa, que seriam realizadas entre junho e julho deste ano, foram adiadas para 2021.

Maio
Dia 5 – Retomada dos treinos da Escola Fera. Cumprindo todos os protocolos necessários para evitar o contágio da Covid-19, a gurizada da escola de futebol montenegrina voltou aos treinamentos. No mesmo dia, Grêmio e Inter também retomaram suas atividades, sem contato físico.

Dia 27 – Dia do Desafio, com subida virtual ao Morro São João como principal atração. A atividade foi realizada pelo Sesc da cidade, em parceria com a Prefeitura, o Senac e o Sindilojas Montenegro.

Julho
Dia 22 – Retomada do futebol no Rio Grande do Sul, com o clássico Gre-Nal sendo disputado em Caxias do Sul, pelo Campeonato Gaúcho, já que a Prefeitura de Porto Alegre não liberou a realização de eventos esportivos na cidade. Após 129 dias sem jogos oficiais, o Grêmio venceu a partida por 1 a 0.

Agosto
Dia 30 – Grêmio conquistou o tricampeonato gaúcho, mesmo sendo derrotado pelo Caxias por 2 a 1 na Arena. Como venceu o jogo de ida por 2 a 0 na Serra, o time do técnico Renato Portaluppi levantou a taça do estadual pelo terceiro ano seguido.

Foto: Lucas Uebel / divulgação Grêmio

Setembro
Dia 2 – Torneio de Lance Livre Sesc/Sindilojas Montenegro marcou a retomada das atividades esportivas presenciais no Sesc da cidade. Inspirado no Jogo das Estrelas da NBA (liga de basquete dos Estados Unidos), o desafio de basquete teve a participação de jovens do projeto #JesusComanda Resgatar.

Outubro
Dia 17 – Início dos campeonatos de futebol sete no Cantegril e no Grêmio Gaúcho. Sem público e com regulamento semelhante ao Torneio de Verão, os dois clubes deram início às disputas.

Dia 25 – Yustos Techeira conquistou o título do Campeonato Brasileiro de Jiu Jitsu, em São Paulo. Na final, o lutador montenegrino de apenas 10 anos venceu um oponente do Rio de Janeiro, por 14 a 0.

Novembro
Dia 26 – Fundador da tradicional “Oficina do Olirio”, o empresário e ciclista Olirio Onesio Lima dos Santos, 71 anos, recebeu o título de “Cidadão Montenegrino”, em sessão solene na Câmara de Vereadores. Olirio foi um dos precursores de diversas modalidades ciclísticas na cidade e na região.

Dia 30 – Campeonatos de futebol sete do Cantegril e do Grêmio Gaúcho foram paralisados, após a publicação das novas regras do Distanciamento Controlado pelo Governo do Estado. O Campeonato de Futebol Sete Cilon Orth, que teve apenas uma rodada disputada, também precisou ser interrompido.

Dezembro
Dia 8 – Com o intuito de fortalecer ainda mais o ciclismo montenegrino, a equipe Reaction Ciclyng Team e a Aciclomont firmaram uma parceria em prol da modalidade, que está em ascensão na região.

Dia 20 – Após nova reviravolta, o Grêmio Gaúcho concluiu seu campeonato de futebol sete, com a fase decisiva sendo disputada em um único final de semana. O título ficou com o tradicional Expulsos do Bar, que venceu o Ellite por 5 a 3 na decisão. Na Recopa, o Trans Brothers levantou a taça ao golear o Tricolor por 4 a 0.

Dia 21 – O Peludos FC se sagrou campeão do Campeonato de Futebol Sete do Cantegril pela primeira vez, e de forma invicta. Na final, a equipe superou o +QD+ por 2 a 0 em um duelo emocionante. O título da Recopa ficou com o tradicional 21 de Julho, que goleou o Sociedade Alternativa por incríveis 8 a 0.

Deixe seu comentário