alongamento, atividade física, frio, inverno, esporte
Foto: reprodução internet

Apesar de o inverno começar apenas no final do mês, o frio chegou com tudo na região. Para muitos, sair da cama de manhã cedo nesta época do ano é uma grande dificuldade. Para outros, realizar exercícios físicos se torna um desafio no inverno. No entanto, a prática da atividade física deve seguir na rotina mesmo na estação mais fria do ano. E um bom aquecimento é ainda mais fundamental para evitar lesões musculares.

Antes dos atletas iniciarem seus treinos na academia, corrida na rua ou uma partida de futebol, por exemplo, um alongamento entre cinco e dez minutos é essencial, principalmente no inverno, garante a personal trainer Patrícia Atkinson, formada em Educação Física. “Nos dias frios, é indispensável um bom aquecimento antes de qualquer tipo de atividade. E ele deve ser bem feito. Se não for feito um aquecimento, o risco de lesão aumenta, pois o corpo não se prepara para receber os estímulos necessários”, frisa.

Patrícia Atkinson, personal trainer, alongamento, atividade física, frio, inverno
Patrícia Atkinson, personal trainer. Foto: arquivo pessoal

Patrícia explica quais exercícios devem ser realizados para minimizar o risco de contusões nesta época do ano. “Alongamentos ativos, e na sequência algum exercício simples para aumentar a frequência cardíaca, como corrida estática e polichinelos. Rotações de braços e pernas, além de agachamentos com alongamento lateral dos membros inferiores, também são importantes”, complementa.

A personal trainer montenegrina também dá dicas para os atletas que sentem incômodos musculares após a prática de atividades físicas. “Quando a dor é muscular, o recomendado é fazer alongamento ou liberação miofascial, que é super eficiente no combate a contraturas. Porém, quando a dor é próxima das articulações e não diminui em um período de 24 horas, o ideal é procurar um médico”, alerta.

Professor do Sesc também dá dicas

Lásaro da Rosa, professor, Sesc, frio, atividade física
Lásaro sugere atividades aeróbicas na estação mais fria do ano. Foto: arquivo pessoal

No Sesc Montenegro, a atividade física é uma das prioridades para todas as idades. Um dos responsáveis por coordenar a prática na entidade é o professor Lásaro da Rosa, graduado em Educação Física e pós-graduado em Psicologia do Esporte e do Exercício Físico. Ele destaca os exercícios que devem ser realizados como alongamento. “Atividades que elevam rapidamente a temperatura corporal e consequentemente levam à queima de gordura. Exercícios aeróbicos, como ritmos e treinamento funcional, são ótimas opções para o inverno”, sugere.

Assim como Patrícia salientou, Lásaro afirma que a liberação miofascial é de suma importância na época mais gelada do ano. “É uma atividade que libera as musculaturas tensas e contraídas em virtude do frio”, explica. “Outra dica são os exercícios que trabalham o chamado ‘core’, nosso centro abdominal, como por exemplo a ‘prancha’ — exercício que ativa de forma rápida e intensa a circulação sanguínea, ocasionando um rápido aquecimento de todo o corpo”, conclui.

Deixe seu comentário