A fim de reconhecer o trabalho de mulheres que se destacam na construção de uma Montenegro melhor, o Jornal Ibiá lançou, em março deste ano, o prêmio Mulheres que Brilham.

Foram consultadas 55 entidades e os nomes mais citados, de forma orgânica, em cada setor foram submetidos à votação popular através de um questionário on-line. São 33 mulheres indicadas em 11 categorias. Além disso, serão realizadas duas homenagens póstumas que não irão a voto popular, mas serão reconhecidas pelo seu trabalho prestado à comunidade. São elas: Maria Madalena Bühler, pela liderança política em ter sido a primeira mulher prefeita de Montenegro; e Márcia Beatriz Bastos (Bia protetora dos animais), por seu destaque na luta pela causa animal no Município.

Nas próximas páginas, você pode conhecer um pouco de cada uma das três mais indicadas nas 11 categorias. A votação segue até sexta-feira, 14 e até o fechamento desta edição já havia mais de três mil votos. Para votar, basta acessar o QRCode desta matéria ou no link disponibilizado nas redes sociais do Ibiá.

Liderança Comunitária

Carliane Pinheiro
(Kaká)

Atualmente diretora da Diretoria de Assistência Social e Cidadania (DASC), também é presidente do Conselho Municipal de Direitos da Mulher (COMDIM) e participante do Núcleo de Mulheres Maria Maria da Central Única das Favelas (CUFA) de Montenegro. Engajada na luta da valorização da mulher e na prevenção e fim da violência contra a mulher há mais de 10 anos.

Elaine Silva
(Popy)

Confeiteira que há mais de 20 anos, desenvolve ações sociais para crianças do bairro Industrial e adjacentes. Destaca-se o projeto “Adote uma Carta de Natal” e a tradicional festa natalina com distribuição de lanches e brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade social. A voluntária conta com apoio de empresas locais e cidadãos que doam materiais para a realização das festas.

Maria Janete
Bernardes Francisco

Líder da Pastoral da Criança da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, há seis anos trabalha no atendimento a gestantes e crianças carentes. Com o grupo, faz visitas a domicílio e busca parcerias para atendimentos em diversas áreas. No bairro Estação, onde é referência, participou em 2019 do Programa de Desenvolvimento Comunitário da ONG Global Communities e da John Deere, protagonizando ações como a criação de um espaço de lazer aberto pra comunidade.

Sociedade

Lya Seelig

Foi professora, diretora de escola e da biblioteca pública de Montenegro, secretária de Educação e Cultura, chefe de gabinete de deputados, coordenadora na bancada do PP na Assembléia Legislativa, delegada de educação regional. Foi secretária geral da Associação das Mulheres Jornalistas do Estado. Integrante das diretorias do Clube Riograndense desde 1959. Coordenadora do Grupo da Solidariedade. Presidente de Honra das Mulheres Progressistas do Estado e do Progressistas de Montenegro.

Letícia Santos

Psicóloga e integrante da Associação Cultural Beneficente Floresta Montenegrina. Atualmente é presidente da Associação, na qual luta para garantir maior visibilidade da comunidade negra na história da região do Vale do Caí, além de trabalhar para que outras mulheres negras se percebam fortes e empoderadas.

Naia Sehn

Há 10 anos diretora da Escola Nossa Senhora Medianeira (APAE) de Montenegro. Na Apae, também atuou como professora de Ciclo, de EJA e AEE. Foi Supervisora da Escola Sinodal Progresso. Iniciou carreira no Lar do Menor como professora de pré-escola. Naia também foi diretora do departamento de educação, no município de Brochier.

 

Cultura

Clarice Biehl

Professora, diretora e vice diretora de escolas das redes Estadual e Municipal. Foi presidente da Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (OASE). Atual presidente da Entidade de Filantropia, Cultura e Arte (Efica) de Montenegro e membro do Conselho Comunitário Consultivo (CCC) do Polo Petroquímico. Engajada em atividades culturais e sociais, das quais se destacam os projetos de restauro de prédios históricos no complexo da Estação da Cultura, entre eles, a antiga casa do Chefe da Estação e o antigo restaurante, onde hoje fica o Espaço Braskem.

 

Bianca Leitão (Bibi)

Professora e diretora da escola de dança Studio Bálance há 16 anos. Atualmente também é idealizadora do projeto Universo Atípico – Arte para Transformar, uma iniciativa do Studio Bálance em promover aulas de dança gratuitas para pessoas com autismo, através da ajuda de apoiadores do projeto. Toda a sua prática em Dança sempre foi vislumbrando o quanto a arte é capaz de transformar as pessoas.

Lisa Borchardt

Artista e artesã, integrante da Associação Montenegrina de Artistas (Amarti) e divulgadora digital. Idealizadora de diversos projetos culturais, ela é grande incentivadora da história e arte de Montenegro, com destaque especial para a produção de bergamota, que transmite para as suas telas.

 

 

Voluntariado

Hedi Thomsen

Professora aposentada. Trabalhou no Colégio Estadual Dr. Paulo Ribeiro Campos, o Polivalente, onde ajudou no projeto Pró-Guaíba. Foi professora, vice-diretora e diretora. Atuou durante 20 anos no Conselho Municipal do Meio Ambiente, no Conselho Municipal de Educação e no Movimento de Preservação do Patrimônio Histórico. Atualmente é coordenadora da Ong Parceiros Voluntários.

Hildacir Fátima Ferreira (Cila)

Cila é catequista há mais de 20 anos na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Centenário em Montenegro. Ela trabalha com serviços gerais, em uma empresa do Pólo Petroquímico, mas sempre encontra tempo para realizar ações voluntárias em sua comunidade.

Mirene Machado

Médica veterinária há 34 anos em Montenegro, atua na área de clínica e cirurgias de pequenos animais, proprietária do Centro Veterinário Mirene.Há mais de 10 anos está no projeto de esterilização dos animais de rua com a parceria da Amoga e outras ongs, inclusive de cidades vizinhas.

 

Saúde

Cristina Reinheimer

Secretária da Saúde de Montenegro desde 2018, a enfermeira obstétrica já foi professora nas universidades UCS e Unisc, no Hospital Pompéia e no curso técnico em Enfermagem do Hospital Montenegro. Com passagem pelos hospitais Pompéia e Unimed de Caxias do Sul, já comandou a pasta da saúde em Pareci Novo. Por onde passou foi sempre dedicada ao atendimento humanizado dos pacientes.

Silvana Schons

Atual chefe da Vigilância em Saúde está há 35 anos no serviço público, sendo 33 Administração Municipal e 18 na Vigilância. Nutricionista e sanitarista, especialista em saúde pública, ela chegou a ser chefe da Vigilância no ano de 2012 e, após, entre 2015 e 2020. Grande incentivadora de projetos voltados à conscientização dos jovens e contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Eliane Daudt

Presidente da Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (OASE), mantenedora do Hospital Montenegro 100% SUS, há 12 anos. Como sucessora de sua mãe Morena Leser – que presidiu a OASE entre 1962 e 1979 – integra a Ordem desde 1986 e tem como uma de suas grandes lutas o zelo pelo HM.

 

Empreendedorismo

Márcia Farias

Designer de interiores e funcionária pública, Márcia foi a idealizadora da Confraria das Mulheres Empreendedoras de Montenegro. Sua iniciativa permitiu a união de mulheres empresárias que, desde o ano passado, vêm realizando eventos, vêm qualificando seus negócios e, juntas, se desenvolvendo.

Vanessa Corpes

Proprietária da fashiontruck Van da Vane; uma loja volante que circula pela região, levando toda moda feminina em roupas e acessórios. Anteriormente foi sócia da loja Beneton Materiais Elétricos, e vendedora de roupas e acessórios de malas.

Dione Ketterman

Iniciou fazendo tortas e logo após participando de eventos municipais como Expomonte, rodeios e feira do livro. Responsável pelo Café Colonial Dione, na Casa do Produtor Rural, há 11 anos, ela fundou também a agroindústria Bolos Dione há 9 anos e trabalha com cafés para festas, eventos e kits para chás, além de vender produtos a base de milho para a merenda escolar, destinada a escolas Municipais e Estaduais.

 

Assistência Social

Marinice Dehn

Foi professora de ensino especial por 30 anos na APAE. Atuou como docente, vice-diretora, catequista, coordenadora do Clube Mães. Desde 2011, exerce voluntariado no Abrigo Menino Jesus de Praga. É a idealizadora do “Chá das Cinco”, este ano em sua 10° edição. Foi ainda diretora do social do Lions Clube Montenegro.

Leila Ternes

Atualmente é coordenadora do Conselho Tutelar de Montenegro. Durante quase quatro anos foi diretora de Assistência Social do Município, além de já ter feito parte do Conselho por vários anos. Empenhada na luta pelos direitos da criança e do adolescente.

Josênia Flores

Atualmente é coordenadora do Conselho Tutelar de Montenegro. Durante quase quatro anos foi diretora de Assistência Social do Município, além de já ter feito parte do Conselho por vários anos. Empenhada na luta pelos direitos da criança e do adolescente.

 

Empresarial

Marili Mombach Friedrich

Tendo praticamente crescido na loja que viria a se tornar o Supermercado Mombach, Marili recebeu dos pais o desafio de manter o empreendimento ao lado de um irmão. Na falta dele, há doze anos, administrou as lojas sozinha por um bom tempo. Hoje, conta com a ajuda dos filhos e a supervisão de outros dois irmãos. Fez a marca evoluir e se desenvolver como umas das principais de Montenegro. É diretora na ACI e representante da Associação Gaúcha dos Supermercados.

Lucia Elena da Motta Haas

É sócia-fundadora do EML Assessoria Contábil, empresa com 26 anos de história em Montenegro; nascida de um desejo seu e de outras duas sócias de empreender e introduzir uma nova visão ao atendimento do serviço contábil. Lucia é vice-presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montenegro e Pareci Novo; vice-presidente da Associação dos Contabilistas de Montenegro e diretora do Sescon-RS.

Sandra Ribeiro

Nome por trás de uma das principais empresas do ramo de alimentação da cidade, a Du Cais, Sandra apostou no empreendedorismo há 22 anos. Com o desafio de ser mulher, empresária, mãe, esposa e dona de casa, usou de muito foco e planejamento para firmar a marca e crescer. Nessa história, um dos principais passos foi a ampliação na mudança para a beira do rio. Agora, o foco é um novo salto: o projeto de expansão da Du Cais como franquia.

Esporte

Raíssa Joner

Profissional de Educação Física e Nutricionista, atua na Clínica Nutrição de Performance e tem na corrida de rua uma de suas paixões – exemplo disso é que subiu ao pódio em várias competições nos últimos anos. Desde jovem, seu foco é aliar esporte, saúde e bem estar.

Isadora Haas Gehlen (Isa)

Jogadora profissional de futebol, a montenegrina atua pelo Inter e joga como zagueira e volante. Já jogou no exterior, com a camisa do Sevilla, da Espanha, e também defendeu as cores da Seleção Brasileira nas categorias de base. Vem em ascensão ano após ano.

Patrícia Atkinson

Proprietária e professora da academia PA Treinamento, é atleta amadora, disputa – e vence – provas de atletismo pelo Estado e também atua como coach. Ao longo dos últimos anos, vem incentivando muitas pessoas a praticar exercícios físicos e se desafiar.

 

 

Política

Josi Paz

Vereadora mais votada em Montenegro nas eleições de 2016, com 1.133 votos, Josi cumpriu os quatro anos de mandato com destaque a sua atuação em prol do interior, na Comissão de Cidadania e Direitos Humanos e na reformulação do Projeto Câmara Mirim. Antes disso, foi conselheira tutelar por dois mandatos; e concorreu a vice-prefeita em duas ocasiões: em 2012 e em 2020.

Rose Almeida

Servidora pública aposentada, Rose conquistou seu 1º mandato como vereadora na Câmara de Vereadores em 1996. Com longa trajetória política, foi reeleita mais quatro vezes, acumulando décadas de vida pública. No ano passado, seu último no Legislativo por opção própria, venceu um câncer de mama e, mesmo durante o tratamento, não deixou de comparecer às sessões.

Ana Paula Machado

Atual vereadora, foi eleita para esta legislatura com 540 votos. É a primeira experiência direta de Ana no cargo, embora ela acumule nove anos dentro da rotina do parlamento enquanto assessora do ex-vereador Carlos Einar de Mello, o Naná. É funcionária pública concursada, hoje atuando na Saúde, e tem na área uma de suas principais bandeiras.

 

Educação

Ciglia da Silveira

Atual secretária de Educação e Cultura de Montenegro, Ciglia já teve passagens anteriores pela pasta. Atuou na coordenação de anos iniciais e da Educação Infantil, se envolvendo, especialmente, na formação de equipe de novas instituições que abriram na época. Com 42 anos dedicados à Educação, ela atuou também nas redes estadual e particular, tendo dado aulas no Magistério e auxiliado na formação de professores.

Maria Helena Schüler Luft (Manena)

Diretora do Instituto de Educação São José, iniciou a trajetória na Educação há 32 anos como professora de Língua Inglesa em cursos livres e depois no próprio São José, onde também ensinou Língua Portuguesa, Gramática, Literatura e Redação. Há 23 anos no instituto, também teve passagem pelo Setor de Orientação Pedagógica e na vice-direção. É formada em Letras Português e Inglês, com especialização em Gestão e Organização da Escola.

Maria Terezinha (Nica)

Professora de Educação Física, aposentada, vice-diretora, e 10 anos como diretora de escola, atual diretora da Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira. Também atuante nas áreas de meio-ambiente e cultura na Cidade. Atual presidente da Associação dos Amigos da Fundação Municipal de Artes de Montenegro (Fundarte)

Deixe seu comentário