Hospital Unimed Vale do Caí transformou-se em referência regional ao longo dos anos

Casa de saúde passará por mudanças em breve

Casa de saúde que cresceu em importância na região desde a sua fundação, o Hospital Unimed Vale do Caí (HUVC) completou na quinta-feira, dia 31, 22 anos de história. O complexo hospitalar de mais de 8 mil m² conta com 599 colaboradores, que ao longo dos anos realizaram milhares de atendimentos. Só em 2021 foram 42.151 pessoas atendidas no Pronto Atendimento (PA), 4.207 cirurgias realizadas e 578 nascimentos no hospital, entre outros atendimentos.

O HUVC foi o primeiro hospital Unimed da Região Sul do país e se destaca por ter Acreditação ONA Nível I, Selo Ouro Hospital Unimed de Sustentabilidade, certificação pelo consumo de energia limpa, certificação em cirurgia bariátrica e metabólica pela Surgical Review Corporation (SRC), selo de UTI Eficiente pela EPIMED Solutions, Certificado Qualiss da ANS e Certificado de Laboratório Diamante pelo PNCQ.

Acompanhando a história do HUVC desde o seu início, o atual presidente da Unimed Vale do Caí, o médico Paulo Sehn, entende que, hoje, o hospital não pertence mais à cooperativa médica. “Ele pertence à sociedade”, afirma. “Começou sendo nosso, para resolver um problema de atendimento da Unimed Vale do Caí, e passou a ser da comunidade”, reforça.

Leandro Gallas (E) e Paulo Sehn destacam possibilidades de mudanças que novo prédio, cuja construção está no início, trará para o HUVC

Para seguir seus padrões de atendimento, o HUVC passará por mudanças em breve. A construção de um novo prédio de 2.900 m² aos fundos do atual está em fase inicial. De acordo com o presidente da Unimed Vale do Caí, o novo espaço servirá como prédio administrativo, recebendo, entre outros setores, o almoxarifado, o departamento de TI, o departamento de pessoal e, ainda, o laboratório.

Paulo explica que após a conclusão do novo prédio – o que está previsto para o final do ano – haverá um rearranjo da área de pronto atendimento e de coleta de exames, na parte da frente da casa de saúde. De acordo com o administrador do HUVC, Leandro Gallas, o novo espaço possibilitará essa remodelação que permitirá que a Unimed entregue uma experiência melhor para seus clientes. “Queremos realizar melhorias que tragam percepção de valor para nosso cliente, um local que possibilite que o atendimento contemple as necessidades de nossa comunidade e colaboradores”, garante. Além disso, todos os quartos do HUVC estão sendo reformados e modernizados.

Pandemia foi o grande teste
Para o presidente da Unimed Vale do Caí, a pandemia do novo coronavírus foi o grande desafio da história do HUVC. “Foi uma coisa assustadora que ninguém sabia o que era. Ninguém sabia como tratar. Ninguém conhecia nada e nem sabia o que ia acontecer”, avalia. Apesar disso, a casa de saúde e seus colaboradores mostraram-se capazes de enfrentar o desafio.

Quartos do hospital estão passando por melhorias e modernização. FOTO: Unimed Vale do Caí

“A gente sempre teve uma preocupação, principalmente quem ficou aqui no hospital administrando, de que não faltasse atendimento”, ressalta Paulo. Segundo o médico, a lotação do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) fez com que o hospital se preparasse para usar equipamentos de anestesia para dar suporte aos pacientes e também preparar quartos para servirem como leitos de tratamento intensivo. “Fomos suporte, num período, também para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)”, conta.

Paulo destaca, ainda, a doação por parte dos colaboradores. “As pessoas colocaram a vida delas à disposição pela vida dos outros”, comenta ao observar os riscos de se trabalhar na área de saúde durante uma pandemia. “Gostaria de poder agradecer pessoalmente cada um”, salienta.

O HUVC em números
– A casa de saúde possui 98 leitos privativos e semiprivativos.
– Seu centro cirúrgico tem três salas e 12 leitos pós-operatórios.
– O CTI adulto possui nove leitos.
– O centro obstétrico conta com salas de pré-parto, cirúrgica, recuperação e berçário.
– A UTI neonatal tem sete leitos.
– O hospital também conta com centro de oncologia.

Mais celebrações estão por acontecer
O aniversário do HUVC é apenas um das datas marcantes para a Unimed Vale do Caí neste ano. Isso porque a cooperativa completa 50 anos de existência na região em 2022. Assim, outras celebrações estão por vir. Por exemplo, no dia 28 de maio, na Estação da Cultura, a entidade, em parceria com a Unimed Federação/RS, trará um espetáculo do Grupo Tholl para Montenegro.

No dia 21 de junho, quando serão completos 25 anos do lançamento da pedra fundamental do HUVC, será aberta uma urna que foi enterrada em 1997. Nela estão recortes de reportagens sobre o hospital, jornais do dia, ata da solenidade do lançamento da pedra fundamental e relação dos médicos cooperados da época. Também é preparada a retomada do tradicional Jantar Baile Apae/Unimed, que ocorre em setembro.
A corrida da Unimed será outra atração ao longo do ano, bem como atividades especiais para os colaboradores da cooperativa e eventos científicos.

Deixe seu comentário