Faltando menos de três meses para as eleições em que serão escolhidos os novos prefeitos e vereadores, o Cartório Eleitoral da 31ª Zona, com sede no Município, intensifica os preparativos. Uma das tarefas é o recrutamento dos mesários. Apenas para Montenegro, que terá 146 urnas receptoras, são necessárias, pelo menos, 450 pessoas. O número de votantes inscritos é de 47.499.

Para dar conta do trabalho, a Justiça Eleitoral desenvolve o programa Mesário Voluntário. “O objetivo é mobilizar a sociedade a participar da eleição, não apenas votando, mas também ajudando a realizar o pleito”, define o funcionário do Cartório, Silvio André Lima de Souza. As inscrições estão abertas e, em se repetindo a adesão registrada em eleições anteriores, grande parte das vagas será ocupada sem a necessidade de convocações. “A procura tem sido boa”, acrescenta o servidor.

Os interessados podem manifestar seu interesse de diferentes maneiras. Uma delas é realizando cadastro no site do Tribunal Regional Eleitoral, no endereço www.tre-rs.jus.br, na aba Portal do Mesário e, depois, no link Mesário Cidadão. Também é possível enviar uma mensagem ao Cartório pelo WhatsApp 51 99871 1440, informando nome completo. Ou, encaminhando e-mail para o endereço zon031@tre-rs.jus.br. Quanto mais pessoas se inscreverem melhor, já que, depois que forem homologadas as candidaturas, em setembro, alguns podem ser cortados por terem vínculo de parentesco com os aspirantes aos cargos em disputa.

A participação no programa é recompensada. Os voluntários recebem auxílio-alimentação e, para cada dia de convocação, dois de folga. Além disso, passam a ter isenção da taxa de inscrição em concursos públicos, como os realizados pela Prefeitura de Montenegro. O voluntariado ainda é reconhecido por diversas universidades como atividade complementar ou extracurricular e serve como critério de desempate em alguns concursos públicos. (MR)

Deixe seu comentário