Skatistas improvisam para praticar o seu esporte

Parado. Projeto da pista do Aeroclube foi refeito após erros. No Centenário, a pista deve passar por reforma ainda hoje

A escassez de opções para se divertir fez um grupo de skatistas de Montenegro organizar um mutirão para construir uma pista particular. Localizada na casa de um deles, a rampa de skate serve aos amigos há cerca de três meses.

O estudante Gustavo Mezzari, 21, conta que desde criança gosta muito do esporte, mas tinha de ir para fora da cidade para praticar. “Então eu fui juntando dinheiro e convenci meus pais a deixar construir no jardim”, conta. Após muitas pesquisas, ele e os amigos começaram as tentativas de edificação. “Ninguém nunca tinha pego em uma parafusadeira antes, mas deu certo”, afirma o jovem.

O principal motivador da movimentação entre os rapazes foi a falta de estrutura para praticar o esporte aqui na cidade. “A pista do Aeroclube deveria ter sido entregue em janeiro do ano passado, mas ainda nem começou a construção. E a do Centenário está precária, além de o traçado já ser defasado”, diz Gustavo.

Rampa de skate foi construída em mutirão pelos amigos devido à precariedade da única existente na cidade

A primeira saída para o problema foi formar um grupo no whatsapp para reunir a turma e ir para outros municípios. Os rapazes já foram para cidades como Porto Alegre e Portão, embora nenhum deles compita profissionalmente. “A pista de Portão é uma das melhores do Brasil e foi construída com verba pública. Por que aqui não pode ser assim?”, questiona Gustavo.

Na opinião do estudante, se o esporte tivesse mais atenção, haveria mais interesse por parte das crianças e jovens na prática de atividade física. “Aqui tu não vai de uma rua a outra sem ver um skatista. Porque os skatistas preferem andar na rua do que nas pistas”. Ele relata, ainda, casos de pessoas que se machucam em função dos buracos e das partes quebradas na pista do Parque Centenário.

Pista do Centenário, que está com rachaduras e partes quebradas, deve passar por uma reforma ainda hoje

O vendedor Guilherme Linhares, 21, um dos amigos que ajudou a construir a rampa na casa de Gustavo, conta que trabalhou diariamente até o projeto ficar pronto. “A gente fez uma, mas não deu certo. Então fizemos essa e estamos usando agora”.

Guilherme acredita que é preciso investir mais no skate em Montenegro. “O esporte evoluiu muito”, afirma. Sobre a pista do Aeroclube, ele considera um desestímulo a obra ainda estar travada, mesmo após o prazo para ser entregue. “Bastante gente daquele lado da cidade anda de skate e não tem carro para atravessar Montenegro e vir até o Centenário”.

Acácio Leal, que também é skatista por hobby, acredita que a pista do Centenário não proporciona segurança aos atletas na condição em que está. “Meu filho quis andar lá, caiu depois que o skate enroscou em um buraco da pista, e se machucou. Agora ele ficou com medo”. Na opinião dele, se houvessem mais pistas, com dimensões diferentes, seria mais fácil para as crianças aprenderem. “Uma criança que nunca andou não vai querer descer naquelas rampas altas. Precisaria ter vários níveis para que eles possam aprender aos poucos”, opina.

No bairro Aeroclube, pista de skate deveria ter sido entregue à comunidade em janeiro de 2016, mas ainda nem foi iniciada a construção

O que diz a Prefeitura
Sobre a pista do Aeroclube, que deveria ter sido entregue à comunidade em 12 de janeiro de 2016, o diretor de Esportes Felipe Cittó afirma que o projeto foi refeito e deve se licitado em seguida. A construção da pista deve iniciar ainda no primeiro semestre desse ano. “A Caixa Econômica está analisando o projeto arquitetônico”, explica.

A reelaboração foi necessária devido às divergências das dimensões entre a pista e a fundação. “O projeto anterior estava com as bases da pista supra dimensionadas, com relação ao tamanho da pista”.

A respeito da pista no Parque Centenário, o diretor afirma que a mesma está passando por obras de reparos. Na sexta-feira, foi iniciada a instalação de rede elétrica para que os cidadãos possam usar a pista durante a noite e hoje devem ser começados os consertos no local. “Serão feitos reparos nos caixotes e ferros que estão quebrados. Também vamos consertar os buracos e alisar a pista”, diz ele. A previsão, segundo Felipe, é de que ainda hoje o trabalho esteja concluído.

Últimas Notícias

Destaques