Semana Municipal da Mulher termina com homenagens

NÚCLEO Maria Maria, da Cufa, elencou 11 personalidades femininas que se destacam por sua ação social

O encerramento das atividades da Semana Municipal da Mulher foi marcado por homenagens e palestras. O evento, organizado pelo Núcleo Maria Maria da Central única das Favelas (Cufa) ocorreu no Espaço Braskem, na Estação da Cultura em Montenegro. Membros do Núcleo elencaram nomes de 11 mulheres que se destacam por sua atuação em prol da comunidade. As escolhidas foram conhecidas na noite dessa segunda-feira, 9.

As atividades tiveram início com a entrega de certificados às homenageadas. O momento foi de emoção e de recordar o que cada uma delas já fez em benefício à comunidade. A primeira mulher a receber a distinção foi a dentista Cristina Vaccari Lopes. “A minha ligação com o Núcleo Maria Maria surgiu em função da secretaria municipal da Saúde. Nossa primeira luta foi para reabrir o posto de saúde da Esperança. A Cufa liderou o movimento para a reinauguração e nós estivemos juntos”, recorda.

A jornalista e editora do jornal Ibiá Andressa Kaliberda foi a segunda homenageada da noite. A jovem já foi voluntária em palestras promovidas pelo Maria Maria, além disso, levanta a bandeira dos direitos femininos e na luta contra a violência doméstica. “A luta pelos direitos das mulheres é algo que vem de berço. Minha mãe é uma das pessoas mais empoderadas que conheço”, comenta.

A professora doutora da UERGS Carmen Capra foi mais uma das mulheres destaca pelo Grupo. Em sua fala, a educadora falou sobre a importância da aproximação dos educadores com a comunidade de forma geral. “Meu interesse como mulher, como professora, mas especialmente como funcionária pública é dar às pessoas educação e artes visuais. Acho que temos que sair das salas e ir a outros lugares ouvir as pessoas, em vez de falar sempre com os mesmo sobre coisas que a gente sabe”.

Painelistas mostraram um pouco de seus trabalhos e inspiraram com seus exemplos

Um dos momentos de maior emoção foi a homenagem póstuma à professora Natália Scheid, falecida no dia 22 de fevereiro deste ano. Irmãos, filhos e familiares receberam a honraria em nome daquela que, para eles e para tantos outros na plateia, foi um exemplo de ser humano e amor ao próximo. “A gente poderia passar o dia contando sobre o trabalho da Natália, mas um que muito me tocou foi no aterro sanitário. A Nátália criou uma associação dos catadores, ensinou eles a pegar objetos importantes em meio ao lixo, fizeram um museu, um coral”, recorda Cíglia da Silveira, irmã da homenageada.

Depois de todas terem recebido seus certificados, foi hora de saber mais sobre o trabalho de outras mulheres que servem de inspiração nas comunidades onde atuam. O projeto Segunda ao Quadrado da Cufa promoveu um painel com as convidadas Joice Lamb, professora ganhadora do prêmio Professora Nota 10, Thayna Brasil, empreendedora e consultora para mulheres empreendedoras; e Larisse Moraes, professora coordenadora do projeto Afroativos RS.

Mulheres homenageadas:
Aline Paim – Policial Militar
Andressa Kaliberda – Jornalista
Carliane Pinheiro (Kaká) – Coordenadora do Núcleo Maria Maria
Carmen Capra – Professora doutora da UERGS
Cleusa Spinato – Delegada da DEAM do Vale do Caí
Cristina Vaccari Lopes – Dentista
Deise Vicente – Juíza da Comarca de Montenegro
Grasiele Aurélio – Advogada
Lúcia Helena Ferreira – Participante do Núcleo Maria Maria da CUFA – Vila Esperança
Natália Scheid – Professora municipal
Regina Helena dos Santos – Artista plástica
Priscila Palmeiro – Juíza da Comarca de Montenegro

Últimas Notícias

Destaques